Uma análise das vantagens derivadas da formação de aliança empresarial da empresa Nice Celular com a operadora de telefonia celular TIM

DSpace Repository

A- A A+

Uma análise das vantagens derivadas da formação de aliança empresarial da empresa Nice Celular com a operadora de telefonia celular TIM

Show full item record

Title: Uma análise das vantagens derivadas da formação de aliança empresarial da empresa Nice Celular com a operadora de telefonia celular TIM
Author: Pereira, Marcos Gustavo
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as vantagens derivadas da formação de aliança empresarial da Nice Celular com a operadora TIM. Inicialmente o estudo foi composto pela construção de um referencial teórico abordando os tópicos: estratégia, aliança estratégica e ambiente organizacional dividido em ambiente interno e externo. Na seqüência foi realizado um estudo de caso na empresa Nice Celular, utilizando como método a pesquisa documental, a observação, e a entrevista ado estruturada. A análise dos documentos, observação e as diversas entrevistas, ocorreram no primeiro semestre de 2007, e foram fundamentais para a realização do estudo, pois através destes pôde-se: conhecer a história e fazer a caracterização da organização; descrever a aliança estratégica da Nice Celular com a TIM; analisar o ambiente interno e externo; identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do ambiente e da aliança; e propor ações estratégicas que possibilitem o incremento na eficácia e eficiência da aliança. As entrevistas ocorreram com a proprietária da empresa e com o gerente administrativo. Constatou-se uma empresa familiar, de pequeno porte, com vinte e dois anos de exercício, em um ambiente de constante modificação e altamente dependente da aliança estabelecida. Percebeu-se uma aliança duradoura, de co-especialização, pois ambos os lados buscam se beneficiar pelas competências do aliado e pelas e vantagens apresentadas da aliança. Para a Nice Celular a aliança torna-se vantajosa pela associação de sua marca a uma mundialmente conhecida, pelo compartilhamento de clientes, e pela oportunidade de fornecer um serviço agregado à venda dos produtos. Contudo, a aliança apresentou algumas desvantagens como a forte dependência da Nice Celular àexistência da aliança, a alta concorrência entre os demais aliados da TIM e a diferença de poder e de importância entre as parceiras. No entanto, foram propostas ações que objetivam: fortalecer a aliança com a TIM, através da expansão da atuação da empresa, melhorar o relacionamento com os clientes e buscar um incremento nos produtos vendidos, por meio da diversificação destes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131052
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm292092.pdf 16.69Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar