Jornal-laboratório no contexto da convergência: um estudo empírico sobre ensino de jornalismo

DSpace Repository

A- A A+

Jornal-laboratório no contexto da convergência: um estudo empírico sobre ensino de jornalismo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Machado, Elias pt_BR
dc.contributor.author Anunciação, Cristiano Pinto pt_BR
dc.date.accessioned 2015-03-18T20:50:07Z
dc.date.available 2015-03-18T20:50:07Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 329874 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130890
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2013 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação investiga o processo de produção de jornal-laboratório no contexto da convergência, a partir da constatação sobre as profundas transformações pelas quais passa o ensino de jornalismo na contemporaneidade. O principal objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar como se dá a produção do jornal-laboratório no contexto da convergência, analisando o papel do referido modelo de atividade laboratorial na formação profissional do jornalista. Para isso, utilizaremos a metodologia criada pelo Grupo de Jornalismo Online da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (GJOL/FACOM/UFBA), que propõe uma discussão conceitual sobre os fenômenos estudados e considera as três etapas do processo de produção noticiosa: apuração, produção e circulação. Além disso, esta pesquisa fundamenta-se no aporte teórico-metodológico do newsmaking - empregando como sustentáculo metodológico a observação e a elaboração de entrevistas e questionários - para a análise de dois estudos de caso: Comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Impressão, do Centro Universitário de Belo Horizonte/UNIBH.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: This dissertation investigates the process of newspaper production-laboratory in the context of convergence, based on the statement about the deep changes undergone by the journalism education. The main objective of this work is to identify and characterize a comparative way how is the production of the newspaper-lab in the context of convergence, analyzing the role of such a model laboratory activity in training the contemporary journalist. For this, we use the methodology established by the Group of Online Journalism of the Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (GJOL/FACOM/UFBA), since it proposes a conceptual discussion of the phenomena studied and considers the four stages of news production. Furthermore, this research is based on the theoretical and methodological's newsmaking - employing as mainstay methodological observation and preparation of questionnaires and interviews - for the analysis of two case studies: Comunicação, of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) and Impressão, of the Centro Universitário de Belo Horizonte/UNIBH. en
dc.format.extent 254 p.| grafs., ils. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.title Jornal-laboratório no contexto da convergência: um estudo empírico sobre ensino de jornalismo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329874.pdf 1.957Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar