Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnostico organizacional no Posto Máximo no primeiro semestre de 2007, em relação ao seu ambiente externo e interno. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como base de sustentação uma fundamentação teórica que abrangeu diferentes autores relacionados aos tópicos analisados. A coleta de dados deu-se, predominantemente, através de entrevistas semi-estruturadas, além da observação e análise documental. 0 Posto Máximo opera sob a bandeira Polipetro e localiza-se no município de São José/SC. Iniciou suas atividades em maio 2001 e foi vendido no final de 2005, quanto assumiu a nova direção, que é o foco deste estudo. Além da venda de combustíveis, possui serviços de troca de filtro e óleo, além de uma loja de conveniências. Com 18 funcionários, possui uma estrutura simples, com três níveis hierárquicos, que facilita os processos de comunicação e coordenação através do ajuste mútuo. A análise do ambiente externo permitiu comparar o Posto com seus quatro concorrentes diretos, além de ampliar o conhecimento relativo aos clientes e fornecedores e os sindicatos da categoria. Permitiu também verificar que a estabilidade da economia brasileira e o aumento populacional da região são oportunidades externas que favorecem o Posto Máximo. A alta política tributária que rege a atividade, além de conflitos em países do Oriente Médio ou uma crise na Bolívia, são ameaças externas que podem elevar o preço dos combustíveis. O desenvolvimento de novos combustíveis pode trazer novas perspectivas para o setor, a exemplo da recente popularização do gás natural veicular. No ambiente interno, verificou-se que o Posto Máximo não possui um planejamento estratégico definido. A gestão de pessoas não faz uso de práticas como planejamento, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho, que poderiam aumentar o nível de capacitação e melhorar o desempenho de seus colaboradores. A gestão de materiais possui uma relação direta com o software SIGILO, que fornece todas as informações necessárias para controlar as estoques e verificar o fluxo de entradas e saídas de mercadorias do posto. Ao final do estudo, foram levantados os pontos fortes e fracos do posto, e as oportunidades e ameaças impostas pelo ambiente, fornecendo informações que podem auxiliar na elaboração um planejamento estratégico a fim de superar as fraquezas, barrar as ameaças e aproveitar as oportunidades existentes para a organização. |