Responsabildade Social Empresarial: o efeito ideológico do e para o Capital

DSpace Repository

A- A A+

Responsabildade Social Empresarial: o efeito ideológico do e para o Capital

Show full item record

Title: Responsabildade Social Empresarial: o efeito ideológico do e para o Capital
Author: Martins, Caio
Abstract: Este trabalho é um estudo predominantemente teórico sobre o tema da "Responsabilidade Social Empresarial". Utilizando como referencial teórico a tradição marxista, buscou-se identificar os elementos históricos que condicionam e possibilitam o surgimento deste conceito, estabelecendo-se relações com outros elementos diretamente relacionados, tais quais ideologia, Estado etc. Por ser uma perspectiva incomum nos estudos de Administração, principalmente quando considerado apenas o nível acadêmico de graduação, julgou-se necessário primeiramente explicar alguns conceitos fundamentais do materialismo dialético, principalmente referente à formação da consciência social. Em seguida, elaborou-se a análise do processo de reestruturação produtiva, que permitiu discutir com maior clareza os conceitos e fundamentos gerenciais da "Responsabilidade Social Empresarial" (RSE). Após isso, buscou-se identificar as relações do surgimento da RSE com o processo de reestruturação do capital. Finalmente, constituiu-se uma análise sobre as propagandas das empresas que tratam do assunto, utilizando o referencial de análise de Halliday (1987), na perspectiva de identificar elementos ideológicos que legitimam as empresas e alógica sistêmica.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130638
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm291458.pdf 21.58Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar