Responsabildade Social Empresarial: o efeito ideológico do e para o Capital
Show full item record
Title:
|
Responsabildade Social Empresarial: o efeito ideológico do e para o Capital |
Author:
|
Martins, Caio
|
Abstract:
|
Este trabalho é um estudo predominantemente teórico sobre o tema da "Responsabilidade Social Empresarial". Utilizando como referencial teórico a tradição marxista, buscou-se identificar os elementos históricos que condicionam e possibilitam o surgimento deste conceito, estabelecendo-se relações com outros elementos diretamente relacionados, tais quais ideologia, Estado etc. Por ser uma perspectiva incomum nos estudos de Administração, principalmente quando considerado apenas o nível acadêmico de graduação, julgou-se necessário primeiramente explicar alguns conceitos fundamentais do materialismo dialético, principalmente referente à formação da consciência social. Em seguida, elaborou-se a análise do processo de reestruturação produtiva, que permitiu discutir com maior clareza os conceitos e fundamentos gerenciais da "Responsabilidade Social Empresarial" (RSE). Após isso, buscou-se identificar as relações do surgimento da RSE com o processo de reestruturação do capital. Finalmente, constituiu-se uma análise sobre as propagandas das empresas que tratam do assunto, utilizando o referencial de análise de Halliday (1987), na perspectiva de identificar elementos ideológicos que legitimam as empresas e alógica sistêmica. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130638
|
Date:
|
2007 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar