Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis
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Title:
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Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
Author:
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Dias, Betovem
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Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis promove a aprendizagem organizacional através da manifestação das cinco disciplinas de Peter Senge e de sua liderança. Trata-se de um estudo de caso descritivo que empregou métodos predominantemente quantitativos, através de questionários, a fim de verificar a manifestação das cinco disciplinas de Peter Senge e da liderança como propulsora da aprendizagem organizacional. Porém, técnicas de observação participante e análise documental (caracteristicamente qualitativas) serviram para levantar um breve histórico da Base Aérea e da Banda de Música — como também verificar a estrutura da Banda. Além disso, as técnicas citadas complementaram a discussão dos resultados quantitativos. Constatou-se que a Banda de Musica é classificada como linear por apresentar características inerentes a este tipo de classificação: autoridade linear, linhas formais de comunicação, centralização das decisões e aspecto piramidal. Na disciplina de Domínio Pessoal as unidades de análise— autoconhecimento; objetivo pessoal; e habilidades e competências — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,39 e 87,78% respectivamente. Na disciplina de Modelos Mentais as unidades de análise que apresentaram manifestação positiva forma "abertura a criticas construtivas" e "idéias e valores". 0 uso excessivo do "resgate de lições passadas" na Banda de Música apresentou-se como uma manifestação negativa desta disciplina — uma vez que a abertura a novas proposições e idéias e o abandono de técnicas passadas é fundamental, segundo Senge (1998), para a inclusão e pratica da disciplina de Modelos Mentais no ambiente organizacional. Entretanto, esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação positiva de 2,99 e 59,78% respectivamente. Na disciplina de Visão Compartilhada as unidades de análise— participação e comprometimento; aceitação; e objetivo pessoal versus objetivo organizacional — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 3,90 e 79,93% respectivamente. Na disciplina de Aprendizagem em Equipe as unidades de análise— práticas do diálogo e da discussão; abertura e transparência na comunicação; e compartilhamento de idéias — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,27 e 85,41% respectivamente. Na disciplina de Pensamento Sistêmico as unidades de análise—visão do todo; transformação das visões em realidade; e criatividade e inovação — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,28 e 85,56% respectivamente. Observou-se, também, que a liderança da Banda de Música através das unidades de análise propostas neste trabalho (humildade interfuncional, comunicação, senso de regência, gerenciamento da rotina e líder como gerente da aprendizagem) promove a Aprendizagem Organizacional — apesar de operar em um ambiente militar (predominantemente inflexível). |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130631
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Date:
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2007 |
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