Terceirização Hospitalar
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Girarldi, Dante Marciano |
|
dc.contributor.author |
Osorio, Laura Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2015-03-13T16:21:42Z |
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dc.date.available |
2015-03-13T16:21:42Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130620 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o propósito de ressaltar as vantagens e desvantagens da terceirização em uma organização hospitalar, o presente estudo procurou conhecer os processos de terceirização ocorridos no Hospital Governador Celso Ramos, localizado na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto, envolvendo a terceirização nas organizações em geral e mais especificamente nas organizações hospitalares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estuturada e interpretados qualitativamente, sendo a apresentação das informações coletadas feita de forma a responder as perguntas norteadoras, atingindo assim o objetivo almejado. Os resultados demonstraram que o hospital em questão tem sete setores terceirizados, sendo eles os de lavanderia, limpeza, vigilância, laboratório, banco de sangue, esterilização e manutenção em geral, envolvendo dezesseis contratos diferentes. Os principais motivos que levaram terceirização destes setores foram a melhoria nos serviços prestados, a necessidade de focar-se no objetivo principal da organização, a diminuição da folha de pagamento, a qualificação da mão-de-obra e a economia de gastos. A terceirização no hospital apresentou como vantagens a diminuição de custos, agilidade nas decisões e bom entrosamento entre os colaboradores terceirizados e os contratados, não apresentando desvantagens relevantes. Entre os obstáculos detectados destaca-se a dificuldade na elaboração de contratos bem feitos. Como recomendação fica a conveniência de terceirizar serviços focados em atividades não terapêuticas, não diretamente ligadas à atividade fim da instituição hospitalar, ressaltando a necessidade de elaborar contratos completos que atendam as necessidades do setor terceirizado e que imponham penalidades ao descumprimento das cláusulas deste contrato. |
pt_BR |
dc.format.extent |
52 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital |
pt_BR |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
Terceirização Hospitalar |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, João José Candido da |
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