Literatura: por que ler para as crianças na educação infantil?

DSpace Repository

A- A A+

Literatura: por que ler para as crianças na educação infantil?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Solange Aparecida da
dc.contributor.author Schardong, Marla Ivana Meinen
dc.date.accessioned 2015-03-12T12:25:10Z
dc.date.available 2015-03-12T12:25:10Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130515
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo foi elaborado a partir de uma prática de intervenção pedagógica realizada como critério para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto de intervenção tinha como tema a Literatura Infantil. Para o planejamento e a realização da prática buscou-se orientação teórica na abordagem histórico-cultural, teoria que também orientou a análise dos resultados da intervenção. Dentre os objetivos, constava analisar as contribuições da leitura dos clássicos da Literatura Infantil e de livros contemporâneos, para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Também tinha-se por objetivos: contribuir para o desenvolvimento da imaginação criadora nas crianças; contribuir para que as crianças tornemse leitores e apreciadores de livros; possibilitar às crianças a vivência de diferentes emoções e a apropriação de valores, por meio da leitura e vivência de histórias infantis; bem como analisar as contribuições dos livros infantis para o processo de humanização das crianças na Educação Infantil. Os resultados das análises da pesquisa intervenção indicam que a prática realizada contribuiu para o desenvolvimento da imaginação criadora nas crianças e também para que as crianças tornem-se leitores e apreciadores de livros. Possibilitou-se também às crianças a vivência de diferentes emoções assim como a apropriação de valores, como por exemplo, solidariedade, bondade, lealdade e honestidade. Entende-se que os livros de histórias infantis podem contribuir para o processo de humanização das crianças na Educação Infantil, contudo enfatiza-se a responsabilidade que tem um educador ao fazer a escolha dos livros. pt_BR
dc.format.extent 23 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Literatura: por que ler para as crianças na educação infantil? pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
artespedinfplcha1ed017.pdf 271.2Kb PDF View/Open Artigo principal

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar