Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carlesso, Dariane
dc.contributor.author Conte, Idair Salete Mello
dc.date.accessioned 2015-03-12T11:49:52Z
dc.date.available 2015-03-12T11:49:52Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130507
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como foco o processo de construção de conceitos matemáticos em uma turma de Educação Infantil. Nele serão resgatados alguns dos principais aspectos resultantes do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica em uma turma de educação infantil com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. Apresentamos indicativos de como foi o processo de planejamento e implementação de atividades que envolveram a construção de conceitos matemáticos básicos, evidenciando aspectos do processo de observação e registro das intervenções, no sentido de caracterizar como as crianças constroem suas hipóteses e conduzem suas formas de pensar, especialmente quando o assunto tratado refere-se a noções de grandeza e comparações. A análise dos dados acorre à luz da teorização estudada no Curso de Especialização em Educação Infantil. Neste processo observamos importantes construções e inferências realizadas pelas crianças, além de um progresso na compreensão delas nas questões que dizem respeito às noções de grandeza (maior, menor, mesmo tamanho, etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprimento, largura). pt_BR
dc.format.extent 22 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Conceitos Matemáticos pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject mediação pt_BR
dc.title Conceitos Matemáticos básicos com crianças entre quatro e cinco anos. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplcha1ed010.pdf 293.2Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar