Analise do desenvolvimento do processo de responsabilidade social nas organizações: estudo de caso da empresa Sulcatarinense mineração, artefatos de cimento, britagem e construção ltda.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Analise do desenvolvimento do processo de responsabilidade social nas organizações: estudo de caso da empresa Sulcatarinense mineração, artefatos de cimento, britagem e construção ltda.

Mostrar registro completo

Título: Analise do desenvolvimento do processo de responsabilidade social nas organizações: estudo de caso da empresa Sulcatarinense mineração, artefatos de cimento, britagem e construção ltda.
Autor: Rio Apa, Mitchi Corrêa Galvão do
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a cadeia de atividades da responsabilidade social empresarial (RSE) da empresa Sulcatarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construção Ltda, considerando-se o ano de 2006, sob a perspectiva da geração de valor para a empresa e comunidades atendidas pelas ações sociais desenvolvidas. A avaliação da cadeia de atividades da RSE envolveu a identificação das ações sociais empreendidas e a análise à luz do referencial teórico adotado. A metodologia empregada foi o estudo de caso. O trabalho é composto por duas etapas. A primeira apresenta o tema a partir de uma revisão teórica, elaborada com a leitura e exploração de revistas, pesquisa na Internet, consulta em artigos acadêmicos e livros, que objetivou criar uma base conceitual para a análise do estudo de caso com a apresentação teórico dos seguintes tópicos: a RSE, estratégia, cadeia de valores e a RSE e a criação de valor. A segunda etapa é a apresentação do estudo de caso e é composta pela apresentação da empresa, pela análise da empresa à luz dos conceitos apresentados na primeira etapa e pela a proposta de diretrizes para a atuação social estratégica. As informações apresentadas no estudo de caso foram obtidas através de análise documental, pesquisa em websites e entrevistas informais e contato via correio eletrônico e telefone com dirigentes da empresa Sulcatarinense e demais empresas citadas (fornecedores, clientes, parceiras e concorrentes). Com base na análise e no referencial adotado, concluiu-se que as praticas de RSE da empresa não podem ser consideradas estratégicas. Assim, foram propostas diretrizes para a atuação social estratégica relacionadas às diferentes práticas sociais desenvolvidas pela Sulcatarinense. E, a fim de exemplificar a operacionalização das diretrizes para a atuação social estratégica, foi apresentado um Modelo Operacional Piloto para um dos projetos desenvolvidos pela empresa.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130442
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Adm293761.pdf 47.74Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar