Prospectando mercados: cenários futuros para as exportações da Empresa JR-Adamver (Mormaii Eyewear)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Prospectando mercados: cenários futuros para as exportações da Empresa JR-Adamver (Mormaii Eyewear)

Mostrar registro completo

Título: Prospectando mercados: cenários futuros para as exportações da Empresa JR-Adamver (Mormaii Eyewear)
Autor: Cirico, Júlio César Niehues
Resumo: Este trabalho descreveu cenários prospectivos para as exportações da empresa JR-Adamver para o ano de 2010, utilizando como base conceitual o método de prospecção proposto por Michel Godet. Para tanto, foi realizado um levantamento exploratório e bibliográfico sobre o assunto em questão, o planejamento estratégico através da prospecção de cenários futuros. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas em campo com colaboradores e, de forma especial, com os envolvidos no processo de exportação da empresa em questão. Finalmente, foram realizadas as análises das informações obtidas e a elaborados todos tipos de cenários, utópico, realista e de crise ou pessimista. Pôde-se observar que a empresa deseja elevar a quantidade de unidades vendidas para o mercado internacional. O alcance desse objetivo pode ser realizado de forma planejada e segura dependendo do tipo de plano estratégico elaborado. Optou-se em utilizar na pratica a ferramenta de prospecção de cenários futuros como auxilio à organização a atingir seus objetivos. O planejamento por cenários prospectivos apresentou-se como uma excelente ferramenta de auxilio à tomada de decisão e indispensável para as organizações atuais. A aplicação prática de tal ferramenta depende do conhecimento teórico do gestor e também da sua experiência em seu ramo de negócio. Dessa forma, combinando o conhecimento teórico com a experiência do profissional, essa ferramenta apresenta-se como de fácil utilização e com excelentes resultados. Conforme apresentado no decorrer do trabalho, a ferramenta utilizada possibilitou o alcance de todos objetivos propostos no primeiro capitulo.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130427
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Adm293723.pdf 13.84Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar