Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mick, Jacques |
|
dc.contributor.author |
Noa, Cykman |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-10T19:24:32Z |
|
dc.date.available |
2015-03-10T19:24:32Z |
|
dc.date.issued |
2015-03-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho procura analisar abordagens críticas e propositivas em relação à educação escolar, observando as contribuições de diversos autores para a elaboração de novos horizontes educativos, alternativos ou complementares à educação tradicional. Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A diversificação didática pode ser apontada como uma atualização que possibilite aos alunos um processo de aprendizagem significativa, valorizando seus diversos perfis e tornando-os participantes ativos da atribuição de sentido ao conteúdo, em um processo com vistas à substituição do rigor disciplinar pela orientação emancipatória. Os processos de aprendizado voltam-se, então, menos à aquisição de conhecimentos que ao exercício da reflexão a seu respeito, propiciando às aulas de Sociologia, em particular, meios de provocar nos alunos a consciência crítica e histórica típicas dos objetivos dessa disciplina. Esse conjunto de propostas é incorporado num plano de aula, que foi aplicado no Estágio Curricular em 2013 e do qual se realiza uma análise retrospectiva com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. |
pt_BR |
dc.format.extent |
91 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
educação |
pt_BR |
dc.subject |
pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
métodos didáticos |
pt_BR |
dc.title |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar