Trajetórias, estratégias e percepções de atendentes e supermercado que vivenciam uma tripla jornada: trabalho remunerado, trabalho doméstico e escolarização

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Trajetórias, estratégias e percepções de atendentes e supermercado que vivenciam uma tripla jornada: trabalho remunerado, trabalho doméstico e escolarização

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Title: Trajetórias, estratégias e percepções de atendentes e supermercado que vivenciam uma tripla jornada: trabalho remunerado, trabalho doméstico e escolarização
Author: Costa, Kerolin Edinete da
Abstract: Considerando as transformações que vêm incidindo nos papéis sociais desempenhados pelas mulheres brasileiras nas últimas décadas e sua inserção cada vez maior no mercado de trabalho, buscamos, nesta pesquisa, tentar entender melhor as trajetórias, estratégias e aspirações de operadoras de supermercado, para enfrentar os desafios de manter uma vida com tripla jornada, por meio das suas próprias percepções. Procuramos descrever e analisar a trajetória laboral, verificando como a opção pelo estudo se entrelaça com suas aspirações de trabalho e vida. Para tanto, entrevistamos cinco mulheres que trabalham oito horas diárias em supermercados, têm casa e filhos e ainda criam estratégias para estudar. Fizemos uso de entrevistas semi-dirigidas que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os textos resultantes foram submetidos a uma análise de discurso a partir das seguintes categorias: trajetória de vida, estratégias de trabalho, de estudo e de vida doméstica; alternativas e dificuldades para manter uma tripla jornada; aspirações na esfera profissional e familiar. De modo geral, pudemos observar em nossa análise da literatura pesquisada que a simultaneidade das múltiplas atribuições vivenciadas por mulheres hoje é bastante frequente e desgastante. Na nossa pesquisa apostamos na hipótese de que entre mulheres pertencentes a camadas populares essa tripla jornada ainda seria mais difícil, devido às circunstâncias complicadoras da sua condição social. Verificamos que essas mulheres estão conscientes de suas limitações e desafios, mas ao mesmo tempo, estão determinadas a se colocarem na sociedade não somente como vítimas, mas, sim, como protagonistas ativas na condução das suas histórias.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130413
Date: 2015-03-10


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