Gestão estratégica: elaboração do planejamento estratégico para a loja Sul Center

DSpace Repository

A- A A+

Gestão estratégica: elaboração do planejamento estratégico para a loja Sul Center

Show full item record

Title: Gestão estratégica: elaboração do planejamento estratégico para a loja Sul Center
Author: Tiossi, Everaldo
Abstract: Este trabalho tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico para a loja Sul Center da Rua Deodoro 302 — Centro — Florianópolis/SC, de forma a melhor direcionar sua gestão na busca de maior competitividade na sua área de atuação. A justificativa para a realização deste estudo se deu principalmente pela falta de um planejamento formal na organização como ferramenta de apoio às decisões. No que se refere ã metodologia o estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, no que tange aos fins, e como estudo de caso, documental e bibliográfico no que tange aos meios de investigação. Como técnica de pesquisa utilizou-se a bibliográfica, entrevistas não estruturadas, análise documental, visitas técnicas e observativas. A fundamentação teórica apresentou a importância do planejamento e as várias visões acerca da estratégia, bem como, estabeleceu as ferramentas para análise estratégica (ambiente interno e externo) e definiu as bases da formulação da estratégia com ênfase na escola do posicionamento e empreendedora. A orientação estratégica adotada pela empresa atualmente é baseada no empreendedorismo dos seus fundadores, no entanto, o crescimento da empresa aliado ao aumento da competitividade no setor requerem novas praticas de gestão. Para atender as diretrizes estratégicas definidas pela empresa, bem como, o posicionamento de oferecer produtos com baixo custo, utilizou-se como instrumento às ferramentas apresentadas pelas escolas do posicionamento e empreendedora para desenvolvimento do plano de ação. Na análise do ambiente interno observou-se a falta de direcionamento e alinhamento da estratégia com as atividades desenvolvidas, a centralização dos objetivos na mente dos empreendedores e a falta de diretrizes de gestão do capital humano e financeiro. Já, no ambiente externo, foi constato que a qualidade do produto e a qualidade do atendimento são os principais fatores de decisão de compra, bem corm, o aumento da renda das classes C e D. o aumento populacional do Núcleo Metropolitano da Região da Grande Florianópolis e a expansão das principais redes de departamento, Renner, Riachuelo e C&A. Para atender a estratégia de baixo custo (escola do posicionamento) a empresa definiu os seguintes objetivos: Promover e divulgar o direcionamento estratégico, melhorar a qualidade de atendimento, fortalecer a imagem da empresa e o relacionamento com o cliente, otimizar a gestão financeira/administrativa e otimizar a rentabilidade. Para alcançar com eficácia os objetivos é necessária a liderança dos empreendedores (escola empreendedora) para conduzir toda a equipe na mesma direção e comprometida corn os resultados.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130339
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm293691.pdf 40.55Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar