Apoio da tecnologia de informação a gestão do processo de manutenção das linhas de transmissão elétrica: um estudo de caso da Empresa Cotesa Engenharia

DSpace Repository

A- A A+

Apoio da tecnologia de informação a gestão do processo de manutenção das linhas de transmissão elétrica: um estudo de caso da Empresa Cotesa Engenharia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Jacobsen, Alessandra de Linhares
dc.contributor.author Bressane, Ana Paula Spinato
dc.date.accessioned 2015-03-05T14:46:30Z
dc.date.available 2015-03-05T14:46:30Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130322
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho é analisar como a empresa Cotesa tem usado a tecnologia da informação para apoiar a gestão do processo de manutenção das linhas de transmissão elétrica.0 método utilizado nesta pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo, abordagem qualitativa e ocasional. Para tanto, a pesquisa contou com uma série de procedimentos metodológicos, estudo de campo, pesquisa documental, baseando-se em documentos referentes ao processo da empresa e pesquisa bibliográfica, já que foram usados materiais publicados em livros, revistas e redes eletrônicas. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação direta junto à rotina de trabalho dos profissionais. A população estudada é constituída pelos profissionais da Cotesa, envolvidos com o processo de manutenção (sete profissionais). Para a definição da amostra foi utilizada a técnica não probabilística, selecionada por acessibilidade e tipicidade, sendo esta constituída por sete profissionais. Os dados foram tratados de forma descritiva e interpretativa com a transcrição de trechos das entrevistas. No trabalho foi apresentada a caracterização da empresa, seu histórico, perfil da empresa e bases da organização. Constatou-se que a empresa, por possuir Unidades distantes fisicamente da sua Sede, necessita de um maior apoio da TI para melhorar e integrar o fluxo das informações entre as Unidades. Foi apresentada, também, a descrição do processo de manutenção das linhas de transmissão, o qual é um processo continuo, planejado com base na experiência dos profissionais e no uso do sistema de informações — SIGMAN. Esse sistema de informações utilizado na gestão do processo de manutenção fornece dados estatísticos sobre as manutenções referentes a cada trecho de LT por possuir um cadastro vasto sobre todas as possíveis anomalias. Porem, por ser urna ferramenta nova, ainda subutilizada. Pelo fato da Cotesa ainda não ter uma arquitetura tecnológica, foi proposto algumas melhorias para que a empresa consiga, através do SIGMAN e de outras ferramentas da TI, obter um sincronismo organizacional entre os seus processos, pessoas e tecnologia. pt_BR
dc.format.extent 118 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Processo de manutenção pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Sistema de Informações pt_BR
dc.title Apoio da tecnologia de informação a gestão do processo de manutenção das linhas de transmissão elétrica: um estudo de caso da Empresa Cotesa Engenharia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm293629.pdf 19.40Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar