Abstract:
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A avaliação de desempenho é uma ferramenta que corresponde a uma apreciação sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que a pessoa realiza, das metas e dos resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Ela, se bem utilizada. torna-se urna poderosa ferramenta motivacional por estimular o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas habilidades. 0 objetivo geral do presente trabalho consiste em analisar a influência da avaliação de desempenho na motivação dos funcionários efetivos da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais — Uberaba, considerando o primeiro semestre de 2006. O estudo se caracterizou como sendo quantitativo mas, essencialmente, qualitativo, classificado quanto aos fins como exploratório e descritivo e. quanto aos meios. bibliográfico e estudo de caso. Os tipos de dados coletados foram dados primários, através de entrevistas e questionários, e secundários, através de livros, interne, artigos e documentos e a pesquisa se limita à avaliação de desempenho e a influência sobre a motivação da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais de Uberaba, à bibliografia utilizada e à empresa utilizada como estudo de caso. A Secretaria da Fazenda é uma organização pública, de grande porte, prestadora de serviços para o Estado e para a comunidade e com muitos níveis hierárquicos. A avaliação de desempenho começou a ser realizada, na prática, em 2005 e acontece anualmente , - os resultados da pesquisa mostraram que maioria concorda que é importante avaliar o desempenho, pois isso traz diversos benefícios tanto para os servidores quanto para a organização. Porém, há alguns servidores que não consideram a avaliação de desempenho individual importante, que acreditam que não são avaliados de forma justa e confiável, mas isso não prejudica a execução dos seus trabalhos, visto que em dois anos de aplicação não houve ninguém com conceito insatisfatório, ou seja, a avaliação de desempenho não desmotiva os funcionários. Pensando nesses servidores que acham desnecessário avaliar e nas respostas obtidas com o questionário, é recomendável que seja mais transparente na avaliação e que, com os resultados dessa, os funcionários sejam reconhecidos. Também se deve fornecer feedback e discutir os pontos positivos e negativos do desempenho — onde precisam melhorar e onde estão bem e capacita-los. |