Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos.

Show simple item record

dc.contributor u pt_BR
dc.contributor.advisor Raupp, Marilene Dandolini
dc.contributor.author Medeiros, Fabiana Salvador
dc.date.accessioned 2015-02-25T19:38:34Z
dc.date.available 2015-02-25T19:38:34Z
dc.date.issued 2014-09-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130157
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa situa-se no contexto da formação continuada de professores da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar, do ponto de vista das professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas, a contribuição da formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Maracajá (SMEM) para o trabalho docente na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa, numa perspectiva histórico-cultural, incluiu dados a partir de entrevistas realizadas com as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas participantes da formação continuada promovida pela SMEM. O desenvolvimento da pesquisa inclui: uma breve contextualização sobre a formação continuada promovida pela SMEM e o que dizem as professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada, considerando a sua importância para o trabalho pedagógico e a contribuição da formação continuada promovida pela SMEM. Os resultados deste trabalho indicam que as entrevistadas têm consciência de que nunca estão totalmente preparadas para o trabalho na Educação Infantil e que, portanto, necessitam de constante formação. No entanto, consideram a prioridade desta formação centrada no fazer pedagógico, traduzido na elaboração de planejamento, projetos, entre outros. Isso significa que uma sólida formação teórica vem em detrimento da necessidade do fazer pedagógico e que este fazer pedagógico demanda a compreensão dos seus desdobramentos para a vida das crianças. pt_BR
dc.format.extent 66 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Professores de educação infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Formação continuada dos professores da educação infantil da rede municipal de Maracajá: contribuição para o trabalho pedagógico com crianças de 1 a 4 anos. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
artespedinfplaragua2ed012.pdf 1.011Mb PDF View/Open Artigo principal

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar