aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina

Show full item record

Title: aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
Author: Sella, Vinicius Luis
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo primordial identificar como as características de liderança existentes no grupo de comando da Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina, influenciam no processo motivacional de seus funcionários no intuito de melhorar os seus desempenhos. Para realização deste estudo, inicialmente foi efetuado um levantamento bibliográfico referente aos temas liderança e motivação, caracterizados pelas diversas teorias elaboradas sobre os assuntos e, a seguir, foram analisados os dados relativos à pesquisa de campo desenvolvida nas lojas próprias, objetos do estudo. No desenvolvimento prático do trabalho, buscou-se a conhecer o estilo de liderança que a empresa deseja, identificar o estilo de liderança existente nas lojas, analisar o impacto do estilo de liderança na motivação dos funcionários e propor ações corretivas. Após a análise dos dados constatou-se que, não obstante a toda evolução verificada nas teorias que tentam explicar o fenômeno, a liderança continua a ser entendida como um processo individual, onde as características pessoais do líder e seu comportamento em relação as tarefas e às pessoas se sobressaem. O resultado da análise evidenciou que em geral, as lideranças agem voltadas para as tarefas e não para as pessoas. A ênfase encontrada é que em muitos casos a liderança nas lojas é formal, ou seja, o reconhecimento de que lideres são lideres em virtude da posição que ocupam. Quanto à forma como os liderados vêem seus superiores destacaram-se características positivas como comprometimento, determinação, conhecimento, confiabilidade, pró-atividade, ética e responsabilidade. No entanto, os funcionários destacaram também preocupantes características negativas como arrogância, distanciamento da equipe, falta de pulso e não escutar a opinião dos funcionários. Características que não condizem com as requisitadas pela empresa. Ao verificar se o estilo de liderança encontrado nas lojas influencia o processo motivacional dos funcionários encontrou-se uma determinante distorção. Na visão dos lideres o principal fator de motivação dos funcionários é aquisição de experiência, seguida pelo dinheiro e posteriormente pela realização pessoal e pelo pertencimento ao grupo. Porém segundo os funcionários, o principal motivo que faz os mesmos trabalharem na empresa é o dinheiro, seguido proximamente pela experiência, realização pessoal e troca de conhecimento. Esta distorção de visões é grave, pois os lideres, no intuito de motivar e estimular seus funcionários, o fazem, achando que a principal motivação é a aquisição de experiência, quando na verdade é o dinheiro. Fica evidente a necessidade de uma mudança de postura tanto dos lideres quanto dos liderados, para que a organização possa atingir os objetivos almejados. Os atuais ocupantes de cargos de chefia precisam promover alterações significativas em suas atitudes, estimulando e reconhecendo seus funcionários para que o desempenho seja melhorado continuamente.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130126
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Adm294922.pdf 56.37Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar