Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu

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Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu

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Title: Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
Author: Flach, Simone Egewarth
Abstract: A competitividade dos produtos e serviços das cidades 6, em alguns casos uma questão de sobrevivência, especialmente naquelas voltadas à exploração do turismo. Sob essa ótica, o presente trabalho tem como problema "Como nortear os esforços de marketing do município de Itaipulândia, durante o primeiro semestre de 2006, a fim de potencializar sua participação no roteiro turístico da regido do Lago de Itaipu?". objetivo geral do trabalho é elaborar um Plano Estratégico de Marketing para o município de Itaipulándia a ser aplicado no primeiro semestre de 2006. Os objetivos específicos consistem em realizar um diagnóstico do município, orientado para marketing, elaborar um prognóstico propondo estratégias e ações, projetar a Demonstração dos Resultados do Exercício, propor instrumentos para manutenção e controle e recomendar um procedimento geral para a implementação do plano. 0 estudo baseia-se na metodologia de Kotler (1998) e Ferrel et al (2000). 0 diagnóstico do ambiente externo apontou oportunidades como o grande número de turistas (de poder aquisitivo médio-alto) que visitam os pontos turísticos da região, a existência de nichos de mercado não explorados pelos concorrentes e espaço para criação de novos negócios voltados ao turismo. A principal ameaça é a queda do dólar. Quanto ao diagnóstico do ambiente interno do município, os principais pontos fortes apontados foram o interesse da prefeitura local no desenvolvimento da atividade turística, a criação de um forte atrativo turístico (o Parque Aquático Termal), a percepção de royalties e a qualidade de vida da população. Diante do diagnóstico apresenta-se um prognóstico, contendo o objetivo, as estratégias e as ações. objetivo do plano de marketing é elevar em 20 % o número de turistas, compreendidos no mercado-alvo, que visitam o município. São seis as estratégias propostas: criar uma identidade própria, melhorar a divulgação do município, oferecer produtos e serviços a preços diferenciados, melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, melhorar a infra-estrutura turística e melhorar a acessibilidade ao município. A implementação do Plano de Marketing deverá se refletir nas receitas (por meio do aumento da arrecadação de impostos) e nas despesas da prefeitura municipal.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122
Date: 2005


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