Abstract:
|
O presente trabalho refere-se a um plano de marketing orientado a implementar estratégias e ações que culminem na melhoria dos resultados do setor de serviços da Thyssen Krupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina, aumentando o índice de retenção da carteira de clientes, assim como a reintegração de clientes manutenção prestada pela empresa. A metodologia, conforme os autores analisados, configura este estudo como uma pesquisa qualitativa com base em dados secundários, obtidos por meio de uma pesquisa exploratória em bibliografia pertinente e no banco de dados e documentos da empresa. Assim configura-se um estudo de caso, descritivo onde utilizou-se também da observação participante do acadêmico o qual faz parte da empresa analisada. Após este levantamento foi implementada a metodologia para a confecção do Plano de Marketing. Com base em informações sobre o desempenho da empresa acompanhado desde o exercício 2002/2003 foram observadas algumas necessidades, que supridas devem auxiliar na consecução dos objetivos do ciclo de serviços da Unidade Santa Catarina. A empresa trabalha na indústria, comércio, exportação, modernização e conservação de elevadores e outros equipamentos. A Thyssen Krupp Elevadores atua em todo o território nacional, representada por suas unidades de negócios, e em 510 postos em 22 estados brasileiros. Também atua em 15 parses da América Latina. Seu parque industrial está localizado em Guaiba, no Rio Grande do Sul. A Unidade Santa Catarina distribui seus serviços em duas filiais, representadas pelas micro-unidades de Florianópolis e Balneário Camboriú. Foram considerados os exercícios anteriores, tomando como parâmetros para analisar a possível evolução o desempenho no exercício 2004/2005. Para isso, foi feito um diagnóstico organizacional, a apuração dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa, como também foi analisada a metodologia de confecção do plano de marketing, sendo desenvolvido na seqüência, o prognóstico para a sugestão das estratégias. Visto a forte atuação das empresas não fabricantes, concorrendo pela captação de clientes com preço cerca de 40% menor ao da Thyssen, foram apresentadas as estratégias para otimizar o desempenho da empresa. Estas são: recrutar e selecionar recursos humanos capacitados para a área de serviços; promoção da imagem da empresa; agregar valor ao serviço através de atendimento diferenciado ao cliente; participação dos objetivos e estratégias aos funcionários, implementando ações de resgate de clientes. Foi elaborada uma DRE projetada e constatado que os custos levantados implicam em uma redução do resultado esperado em 5,12%, que pode ser compensado pelo êxito das ações sugeridas. |