Importânciado capital intelectual para as organizações

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Title: Importânciado capital intelectual para as organizações
Author: Amaral, Maria Fernanda
Abstract: A globalização e a crescente competitividade no mercado obriga as organizações a se adaptarem ao ambiente de mudanças constantes e de rápida disseminação de informações, como conseqüência disto as organizações estão passando por um processo de equiparação de procedimentos de produção e qualidade, para se manterem competitivas estão buscando a valorização de seus recursos humanos, flexibilizando suas estruturas, incentivando a criatividade e a inovação, desenvolvendo e potencializando o capital intelectual. Capital Intelectual é definido como conjunto de ativos intangíveis, resultado das constantes inovações tecnológicas e desenvolvimento de habilidades, competências dos indivíduos que interagem interna ou externamente com a organização. 0 capital intelectual pode ser encontrado nas pessoas - Capital Humano, nas estruturas - Capital Estrutural e nos clientes- Capital do Cliente. Por se tratar de um ativo intangível o capital intelectual é de complexa mensuração, alguns modelos foram criados com esse objetivo: Edvinsson e Malone (1998) criaram o modelo com base nos focos: financeiro, cliente, nos processos, renovação e desenvolvimento, humano; Stewart (1998) propõem um conjunto de abordagens que visam avaliar os ativos intelectuais e o processo que utilizam; Sveiby (1998), descreve avaliações da estrutura interna e externa, das competências individuais em três categorias: indicadores de crescimento / renovação, eficiência e estabilidade. Kaplan e Norton criaram o Balanced Scorecard com o objetivo de traduzir a estratégia organizacional em ações operacionais, utilizando indicativos não-financeiros, através da ótica de quatro perspectivas: financeira, dos clientes, processos internos e do aprendizado/ crescimento. A metodologia utilizada foi essencialmente a pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa e metodológica. Constatou-se a importância do capital intelectual, e do seu desenvolvimento através das pessoas, estruturas e clientes, por meio do incentivo ao aprendizado, desenvolvimento de competências, organização e distribuição do conhecimento, como prioridades para o bom desempenho da organização.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130098
Date: 2005


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