O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra)

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O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra)

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Title: O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra)
Author: Ferraz, Larissa Bulcão
Abstract: O tempo passa cada vez mais rápido, com isto ocorrem mudanças e quanto mais mudanças, mais coisas novas, diferentes, interessantes. Com isso, maior o consumo desenfreado. O consumidor de hoje precisa ter consciência de que todas as suas decisões de consumo influenciam o ambiente em que vive. Se não, o mundo em que vive se tornará inabitável. Essa consciência deve partir do conhecimento dos resultados provocados por cada ação que comete. Parece simples, mas ir às compras, escolher uma roupa, uma geladeira ou um CD pode implicar em conseqüências enormes se a pessoa não tiver um mínimo de conhecimento. Assim, este trabalho analisa o comportamento do consumidor em relação às embalagens de transporte, mais especificamente ao conhecimento e consciência dos impactos provocados pelo descarte da embalagem no meio ambiente. Através dos dados primários e secundários, objetivou-se conceituar marketing, produto e embalagem; contextualizar a importância do custo ambiental da embalagem de um produto no desenvolvimento sustentável e conceituar consumidor consciente para, finalmente, traçar o perfil do consumidor freqüentador do Shopping Beiramar e sua consciência em relação às embalagens. A pesquisa foi de caráter quantitativo, e quanto aos fins exploratória e descritiva e aos meios uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuada análise de dados secundários, e pesquisa de campo para coleta de dados primários, através de questionário auto-preenchivel, estruturado, não disfarçado com perguntas objetivas e diretas, aplicado sobre uma amostra da população pesquisada. 0 ambiente de pesquisa foi o campo e o questionário foi aplicado aleatoriamente aos consumidores no Shopping Beiramar, moradores da cidade de Florianópolis. Os resultados do trabalho mostram que o consumidor mesmo não sendo considerado consciente, e sim iniciante, se preocupa com seus atos e a influência destes na maneira de agir e decidir das empresas. O consumidor mostrou-se cuidadoso em relação às suas escolhas, sabendo de sua influência na responsabilidade empresarial. Apesar de conhecerem as funções da embalagem de transporte e suas utilidades, não possuem conhecimentos profundos sobre o lixo que elas criam nem sua influência na poluição ambiental. Mesmo assim, procuram ensinar quem está a sua volta a não desperdiçar, agindo de forma responsável e consciente, criticando empresas que prejudiquem o meio ambiente e participando de ações responsáveis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130070
Date: 2005


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