dc.description.abstract |
O presente trabalho objetivou identificar o perfil gerencial dos diretores gerais das escolas particulares de ensino médio regular do centro comercial urbano de Florianópolis, considerado o segundo semestre de 2005, tendo como interesse verificar quem são os gestores das escolas particulares de Florianópolis. Para alcançar o objetivo geral foram elaborados objetivos específicos tendo como base o estudo das competências, habilidades e atitudes, o processo de planejamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e de marketing, bem como o processo de tomada de decisão por parte dos pesquisados. A metodologia adotada foi a de multi casos, essencialmente qualitativa, caracterizando-se como exploratória e descritiva. A coleta de dados foi feita por entrevistas semiestruturadas, não disfarçadas, aplicadas com a população acessível, que foram gravadas e transcritas na medida em que iam sendo feitas. A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdos. Para identificar as competências, habilidades, atitudes, planejamento e o processo de tomada de decisão foram utilizadas unidades de análise como: grau de formação e área de formação, elaborar pianos, atualização na área de negócio, dirigir o grupo de trabalho, saber ouvir, ser justo e acessível; planejamento de pessoas, financeiro, tecnológicos, materiais e marketing e o processo de tomada de decisão. Com o término do trabalho pode-se identificar o perfil dos diretores das escolas particulares de Florianópolis como sendo de professores, formados em nível superior, com facilidade de lidar com pessoas, com conhecimento geral sobre a organização, porém com pouca prática no planejamento e predomínio do processo de tomada de decisão centralizada. |
pt_BR |