Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio

Show full item record

Title: Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio
Author: Nesi, Isabel Cristina; Nesi Junior, Valdir
Abstract: RESUMO Este trabalho de conclusão de curso têm como objetivo analisar o cenário atual da educação visando um incremento do uso da /robótica para fomento da área das ciências exatas, como matemática, física, engenharia, entre outros. Explana-se a história da robótica desde a criação de máquinas à válvula, antes mesmo da criação do transistor, até a robótica educacional como a conhecemos hoje. Neste âmbito estão posicionados os hardwares utilizados para educação, como o Raspberry Pi, Arduino e kit LEGO MINDSTORMS.A pesquisa dá-se também em familiarizar-se com iniciativas nesta área de robótica educacional ao redor do mundo, mais especificamente com países que recentemente implementaram o ensino de tecnologia como disciplinas curriculares: Inglaterra e Austrália. Obviamente pesquisando igualmente as iniciativas no nosso território nacional, sejam elas do governo ou privadas. Posteriormente situa-se a proposta deste trabalho de robótica educacional, sendo explanado os conceitos que se fazem necessários para aplicação desta. Onde pode-se encontrar o plano de ensino e plano de aula para uma disciplina curricular com duração de um ano, propondo acima de tudo uma metodologia para o estudo da robótica para alunos do segundo ano do ensino médio. E finalmente a análise dos resultados obtidos com alunos de ensino médio após a aplicação de uma aula experimental em robótica, visando colher dados reais e atuais para aplicação desta proposta.ABSTRACT This paper has as goal analyze the current scene of education aiming the increase of /robotics use to promote areas like as math, physics, engineering, among others. Will see the robotics history since the creation of valve machines, even before the creation of transistor, till educational robotics as we know nowadays. In this scope are placed the educational hardware tools, such as Raspberry Pi, Arduino and the LEGO MINDSTORM kit. The research also takes place at becoming familiar with the initiatives in this particularly field of educational robotics all around the world, more specifically in countries where recently have been established a new curriculum regarding technology education: England and Australia. Obviously likewise researching the initiatives in Brazil, whether coming from the government or private initiatives. Posterior lies the actual proposal of this paper in educational robotics, being explained the needed concepts to apply that. Where can be found the teaching plan and lesson plan to a one year curricular class, proposing above all a new methodology for study of robotics for second high school students. And finally the result analysis got with the high school students after applying one experimental class on robotics, aiming gather and current real data to apply this proposal.
Description: TCC (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologia da Informação e Comuicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130047
Date: 2014-12-08


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 1.420Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar