Automatização de conteúdos num sistema tutor inteligente para o ensino-aprendizagem de programação

DSpace Repository

A- A A+

Automatização de conteúdos num sistema tutor inteligente para o ensino-aprendizagem de programação

Show full item record

Title: Automatização de conteúdos num sistema tutor inteligente para o ensino-aprendizagem de programação
Author: Machado, Bruno de Oliveira
Abstract: Neste trabalho foi desenvolvido um Sistema Tutor Inteligente (STI) para o sistema operacional Android, onde os aprendizes com um tablet ou smartphone aceitam o desafio de responder uma sequencia de perguntas para aperfeiçoar o nível de conhecimento em programação de computadores. O STI adapta automaticamente o nível de dificuldade das perguntas conforme a quantidade de acertos e erros dos aprendizes. O mesmo ocorre com o nível de conhecimento do aprendiz que é atualizado conforme seu desempenho ao responder as questões. Outro aspecto relevante deste trabalho é a inclusão do conteúdo pelo professor ou especialista. O professor pode incluir perguntas e explanações referentes à programação de computadores e o STI automaticamente seleciona a pergunta adequada ao aprendiz conforme seu nível de conhecimento. Para a validação do STI foi utilizado o método de observação direta e um questionário, onde os aprendizes responderam como foi a experiência na utilização do STI. Os resultados obtidos foram considerados positivos e corresponderam as expectativas do projeto.In this work was developed an Intelligent Tutoring System (ITS) for the Android operating system, where learners with a tablet or smartphone accept the challenge of answering a sequence of questions to improve the level of knowledge in computer programming. The ITS automatically adapts the level of difficulty of the questions depending on the amount of hits and misses of apprentices. The same occurs with the knowledge level of the learner that is updated according to their performance in answering the questions. Another important aspect of this work is the inclusion of content by the teacher or specialist. The teacher can include questions and explanations relating to computer programming and STI automatically selects the appropriate question to the learner according to his level of knowledge. For the validation of the STI was used the direct observation method and a questionnaire where learners responded how was the experience in the use of the STI. The results were considered positive and came up with the expectations of the project.
Description: TCC (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130042
Date: 2014-12-25


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Versao_Final_Bruno_Corrigida_PDFA.pdf 13.14Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar