Proposta de avaliação de desempenho para o Setor de Compras da empresa Pauta Equipamentos e Serviços LTDA.

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de avaliação de desempenho para o Setor de Compras da empresa Pauta Equipamentos e Serviços LTDA.

Show full item record

Title: Proposta de avaliação de desempenho para o Setor de Compras da empresa Pauta Equipamentos e Serviços LTDA.
Author: Silva, Elaine Viana da
Abstract: O presente estudo teve por objetivo verificar se o método utilizado atualmente para avaliar o desempenho dos colaboradores do Setor de Compras da Empresa Pauta Equipamentos e Serviços Ltda. é eficaz e possibilita um real mapeamento dos desempenhos dos profissionais. A metodologia utilizada constitui um estudo de caso, uma vez que permite tratar o problema com maior profundidade. A pesquisa foi descritiva, visto que teve como objetivo expor características de determinado fenômeno; e, aplicada, pois era motivada pela necessidade de resolução de problema. Quanto aos meios, foi uma pesquisa de campo, pois houve investigação no local onde ocorre o fenômeno, ou seja, a empresa; e, bibliográfica, visto que foram pesquisados materiais publicados como livros. Ressalta-se ainda que foi exploratória, por ter sido realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. A pesquisa apresentou também uma abordagem qualitativa, ou seja, que não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Os dados foram obtidos através de uma entrevista padronizada e estruturada. Dentre os resultados obtidos, pode-se concluir que é viável e adequada a implantação das melhorias apresentadas para o atual modelo de avaliação de desempenho no setor de Compras. A sugestão dada para o cargo de Gerente de Produtos foi uma avaliação que englobe o método por objetivos e o da escala gráfica para aperfeiçoar o que atualmente é realizado de maneira informal. Já para os cargos de Comprador e Assistente de Compras, foram sugeridas melhorias no atual modelo de escala gráfica aplicado, adaptando os parâmetros avaliados com o perfil de cada cargo e, sugerindo uma periodicidade para que ocorra um real acompanhamento e aperfeiçoamento das habilidades de cada profissional. O modelo existente era falho, pois a escala gráfica fornecida pelo setor de Recursos Humanos não levava em consideração os parâmetros específicos ao perfil de cada cargo, assim como, a avaliação ocorria uma única vez, ou seja, quando o funcionário completava o período de experiência. O modelo proposto, por sua vez, veio a contribuir com relação aos pontos falhos identificados na pesquisa realizada, pois sugeriu periodicidade e parâmetros a serem avaliados mais voltados ao perfil especifico de cada cargo, assim como, uma formalização para que seja registrado todo o processo de avaliação de desempenho dos funcionários.The present study intends to verificate if the methods utilized today to evaluate the deman of the employers of the Bying Department from Pauta Equipamentos e Serviços LTDA is efficient and if it is able to measure the real development of the professional's. The methodology utilized becomes a case to study once it allows to cleary treat deeply the problem. It was a descritive research considering that it aimed to show specific charecteristics of such phenomenon and applied to motivated by the needs of solving the issues. As for the methods it was a camp research, because it have investigation in the place ware the phenomenon ocurs, the company, also was bibliografe research because publish material, as book's, have been used. Resalting this search was exploratori, because was realised in a area that has lithe sistemagic lcnownling. The search presents also one quantit abordage not using estatistcs mesures. The dades has been colected in a simple interview, more as a convesation. As the result show, we can note that the model that has been used is practica and the improvements presented in the present time are showing goods in the developement of the Bying Depertament. The sugestion of having Produtc's Manager's was a take to improve the today's method, wich is all ready done, but not formally. For the change of Buyier and Assistance Buyer, has been some improve sugestions in the today's model's, wich has to be escale in amplicate grafics, thoes models should be adapted for each line of product and for the habilits of each professional, also it needs periodici assistance. The today's model has some trouble, because the escale grafics meaded by the Humam Resource Department doe's not paid attention to the need's of each line of products and also the periodici assistance witch only happens at the end of the experience period. The oposit model, intents tho solve the problemen's there are find in the search, because sugest periodici assistance and points that needing to be specificly taking care, registers of each emploier's development in special.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130025
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Adm294867.pdf 1.221Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar