Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática

DSpace Repository

A- A A+

Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática

Show simple item record

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Santos, Vinicius Machado Pereira dos
dc.date.accessioned 2015-02-19T21:08:40Z
dc.date.available 2015-02-19T21:08:40Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991
dc.description S237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa CIÊNCIAS E DISCIPLINAS: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, na UFMT, polo de Cuiabá, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa tem como base os estudos sobre a produção científica – as ciências – em termos do tratamento dado por autores como Bruno Latour, considerando, ainda, os processos históricos de constituição dos campos disciplinares acadêmicos, científicos e escolares, lançando mão de estudos de pesquisadores como Claude Blanckaert, Jean Boutier, Jean-Claude Passeron, André Chervel, Ivor Goodson dentre outros. Esses estudos elaboram ferramental teórico-metodológico, para uma análise das propostas disciplinares de formação de professores que ensinam Matemática. A investigação norteia-se pela seguinte indagação: que natureza epistemológica tem as disciplinas de formação de professores nos curso de licenciatura? Foram considerados como fontes de pesquisa os projetos políticos pedagógicos para a formação de professores que ensinam Matemática do campus de Cuiabá da UFMT. Tais projetos encontram-se em documentos, tais como: Catálogos Gerais, Resoluções dos Conselhos Superiores da UFMT, arquivos do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT, projetos de cursos interdisciplinares debatidos no âmbito da UFMT na década de 90 do século XX, bem como o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática. Consideramos a pesquisa como um estudo de caso de formação de professores, por meio de análise documental, na área de Educação Matemática. Os resultados obtidos com a investigação apontam para a natureza diversa das disciplinas envolvidas na formação de professores que ensinam Matemática em termos de eixos desenvolvedores dos cursos delimitados por: cultura acadêmico-científica; cultura escolar de nível superior; e cultura profissional. Para além dessa construção teórica, o estudo apresenta subsídios para debate sobre o tema atual dos elementos constituintes de cursos de formação de professores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Disciplina acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Científica pt_BR
dc.subject Disciplina escolar pt_BR
dc.title Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TESE - SANTOS Vinicius Machado Pereira dos.pdf 27.40Mb PDF View/Open CIÊNCIAS E DISCIPLINAS: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar