Abstract:
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O presente estudo tem como objetivo analisar e propor a otimização do processo de controle de cheques, desde a sua devolução até o pagamento, na Diretoria Regional de Santa Catarina, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Seus objetivos específicos consistem em descrever e analisar o processo atual de controle de cheques, identificando seus pontos fortes e fracos. Depois de realizada a análise foi sugerida uma estrutura otimizada para o novo processo. A pesquisa realizada, quanto A natureza das variáveis, é qualitativa. Sendo caracterizada inicialmente como exploratória apresentou, posteriormente, um caráter descritivo. 0 estudo de caso ficou restrito A realidade da Gerência de Contabilidade e Controle Financeiro dos Correios/SC. A pesquisa bibliográfica consultada serviu de apoio para justificar as técnicas utilizadas e analisar os resultados alcançados. Com relação A coleta de dados, os métodos utilizados foram a observação direta e a entrevista não estruturada. Os dados foram analisados de modo qualitativo, apresentados por meio de representação escrita com o apoio de figuras. Todos os funcionários que possuem conhecimento desse processo foram consultados e entrevistados, que neste caso são dez. A descrição do processo atual de controle de cheques foi realizada e todas as atividades inerentes foram abordadas detalhadamente através da narrativa de texto e, ao final, apresentaram-se seus pontos fortes e fracos, baseados na teoria apresentada. Sua proposta de otimização utilizou-se, especialmente, das representações do diagrama de fluxo de dados e dicionário de dados. Entretanto, também foi realizada a narrativa de texto para explicar o processo proposto. Assim, ao se alcançar o objetivo proposto, a Gerência de Contabilidade e Controle Financeiro, passa a contar com um processo estruturado e, caso queiram implementar as sugestões inseridas neste estudo, terá mais facilidade, pois todo o estudo preliminar já foi realizado. Os beneficios da implantação consistem, sobretudo, no aumento dos níveis de agilidade e confiança das informações, ou seja, essas passam a ser disponibilizadas no prazo correto e sem erros na analise dos dados. |