Title: | Plano de marketing para a Catalink |
Author: | Cruz, Flaviana Stella |
Abstract: |
O objetivo do presente trabalho é identificar as estratégias e ações adequadas para permitir a sustentabilidade da empresa Catalink UK Ltd., no mercado atual, e possibilitar a internacionalização ao mercado americano considerando-se o primeiro semestre de 2005. Para isso, foi feito um diagnóstico organizacional, a apuração dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa e com base em todos esses dados e a metodologia de Plano de Marketing sugerida por Richers (2000), o desenvolvimento do prognóstico. Dessa forma a metodologia empregada foi a de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o problema de pesquisa cristalizado através da pesquisa exploratória, com a coleta de dados através da observação, um estudo de caso na empresa virtual Catalink UK Ltd, conforme o tempo uma pesquisa ocasional e toda a sua análise foi qualitativa com base em dados secundários. A Catalink é uma empresa que atua na Internet, oferece um serviço gratuito aos internautas, emprega poucos colaboradores, representa várias empresas também britânicas no seu site e promove seus catálogos (mais de 600). Dos internautas que se cadastram no site, maioria são da Inglaterra (75%), mulheres (68%) entre 20 e 39 anos (65%). É uma empresa que trabalha em um setor sem sindicato e legislação própria, no entanto com taxas de inflação e desemprego baixas e estáveis juntamente com o crescente número de britânicos fazendo uso da Internet e mesmo compras online. Foi pioneira no ramo e mesmo hoje tendo outros concorrentes diretos, ainda é lider. Apresenta também ótimos índices financeiros referentes 5 liquidez, rentabilidade, endividamento e uma taxa de crescimento sustentável de 90,2%. Por outro lado, depende do acionista majoritário. Com base nessas informações e outras tantas ao longo do trabalho, foram elaborados os objetivos do negócio e as estratégias e ações que devem levar 5 conquista desses objetivos. Os objetivos são: incentivar ainda mais a recompra, aumentar volume de vendas, no Reino Unido, em 30% em um ano e ingressar no mercado americano, com um volume de vendas de 20% do volume de venda geral da empresa, também em um ano. Já as estratégias são: criação de um modelo que otimize as relações com os dois tipos de consumidores, agregar no mercado americano o maior volume de catálogos que possam ser representados e desenvolver intensivo programa promocional. Cada uma das estratégias deu origem à no minimo duas ações e o custo total das ações foi de £ 47,100 e o resultado da DRE, independente do cenário, é um lucro maior do que nos anos anteriores. Sendo que o payback nos cenários intermediário e otimista obedece à política de investimento da empresa. Fazendo-se necessário agora, apenas a monitoração das ações e o uso do feedback de forma a tomar ações corretivas de acordo. The objective of this project is to identify the strategies and adjust the actions to maintain Catalink in its current market and also advance into the international American market considering the first quarter of 2005. In order to achieve this, a diagnosis was made, identifying the strengths and weaknesses of Catalink and its threats and opportunities. On the basis of this data and the suggested methodology of Richers (2000), the development of the prognostic was made. In accordance with this, the chosen methodology was qualitative and descriptive research, with the problem of research crystallized through the exploratory research, collecting data through observation, a study of case in the virtual company Catalink UK Ltd, related to the time an occasional research and all its analysis was qualitative based on secondary data. Catalink is a company who operates mainly on the Internet, offering a free service to the internet users. It has a minimal amount of employees, and represents various British companies, promoting their catalogues (over 600). Of the internet users who are registered as members of the site, the majority are from England (75%), of whom 68% are women and 65% of those women are aged 20-39. There are no unions in the market sector Catalink is in, nor are there proper legislations, however the inflation and unemployment ratios are considered low and steady and the number of British using the Internet and purchasing products online is increasing. Catalink was a pioneer in its market, and has maintained its position as market leader as new competitors have entered the market place. It also exhibits excellent financial ratios, specifically in its liquidity, yield, indebtedness and a tax of sustainable growth of 90,2%. On the other hand, it depends on the main shareholder_ Based upon this information and the rest of this project, it was elaborated the business objectives, its strategies and plan of action, which should help with the main objective of this project. The objectives are: stimulate the repurchase, increase UK sales by 30% in one year and enter the American market with 20% of the total sales of the company, also in one year. The Strategies chosen were: create a model to optimize the relationship with both type of clients, aggregate a large amount of catalogues to be represented in the American market and develop an intensive promotional program. Each one of the strategies originated at least two actions and the total cost of the actions was E 47,100 and the result of the turn over, independent of the scenario, is profit higher than in the previous years. And the payback in the intermediate and optimist scenarios obey the company's investment policy (less than 1). Ultimately being necessary to monitor the results of those actions taken and use the feedback to adjust the actions accordingly. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129917 |
Date: | 2005 |
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Adm294793.pdf | 33.97Mb |
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