Plano de negócios de um restaurante de saladas e sanduíches frios

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Title: Plano de negócios de um restaurante de saladas e sanduíches frios
Author: Ramos, Fábio Moraes
Abstract: A elaboração deste plano de negócios tem como finalidade a realização de um estudo de viabilidade financeira e mercadológica para a implantação de um restaurante de saladas e sanduíches frios em Florianópolis (SC). 0 Ilha da Salada é um empreendimento que oferece os mais diversos tipos de saladas e sanduíches frios, a serem montados de acordo com a escolha do cliente pelos ingredientes de sua preferencia, que estarão dispostos em balcões expositores. Hoje já existem estabelecimentos similares em Florianópolis. A metodologia empregada nesse trabalho foi quanto aos fins descritiva e exploratória e quanto aos meios bibliográfica e de campo. Na pesquisa realizada no centro de Florianópolis foi identificado um mercado consumidor composto na sua maioria por mulheres, de idade entre 21 e 30 anos, com renda media mensal de ate R$ 1.000,00. A pesquisa também apontou um ambiente favorável a implantação do negócio, já que foi possível verificar o interesse pelo serviço. 0 empreendimento possui concorrentes diretos e indiretos localizados no centro da cidade de Florianópolis, que apesar de oferecerem serviços similares ao novo negócio não são iguais. A implantação desta microempresa envolverá um investimento inicial de R$ 174.122,06. A receita projetada de R$ 362.880,00 por ano foi considerada com 75% da capacidade máxima do restaurante. Tal capacidade representa a venda de 900 refeições por semana no primeiro ano das operações do empreendimento, e nos reporta a um lucro liquido de R$ 15.987,12. 0 ponto de equilíbrio das operações para o mesmo ano a esta mesma capacidade de 75% se encontra em R$ 356.333,88, o que representa 98% das receitas com a produção na situação considerada. 0 período de retorno do investimento, considerando a venda de 900 refeições semanais, se daria em torno de 45 meses. A taxa de retorno sobre o capital investido foi de 26,8% ao ano, que é superior ao retorno obtido com outras aplicações financeiras, que rendem de 15% a 19%. Isto faz com que o empreendimento seja viável, de acordo com as projeções realizadas. Porém como o pais atravessa momentos de modificações na estrutura governamental e retração da economia, deve-se levar em consideração que o comportamento do consumidor pode mudar a qualquer momento.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129861
Date: 2004


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