Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
ZaneIla, Liane Carly Hennes |
|
dc.contributor.author |
Zanol, Viviane |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-12T18:21:58Z |
|
dc.date.available |
2015-02-12T18:21:58Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem por objetivo verificar a viabilidade de uma empresa especializada em consultoria e serviços pedagógicos relacionados ao vinho. Para atender esse objetivo desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva visando levantar os aspectos relacionados a um plano de negócios. Para a identificação do mercado de clientes realizou-se uma pesquisa de marketing com consumidores de vinho em um supermercado, uma turma do curso de Gastronomia e uma loja especializada de Florianópolis. Para a identificação do mercado concorrente realizou-se uma pesquisa por telefone com as duas lojas de vinho que estão há mais tempo no mercado e são as mais conhecidas dos consumidores. Assim, para testar a viabilidade desse negócio analisou-se os aspectos do ambiente externo, destacando a conjuntura social, cultural, demográfica, econômica e tecnológica que influenciam uma empresa. A pesquisa de marketing procura identificar o perfil dos apreciadores de vinho de Florianópolis e a aceitabilidade de serviços referentes a esse tema, onde os concorrentes são, quase que exclusivamente, as lojas especializadas já estabelecidas. Assim, considerando a região de Florianópolis, não há uma empresa que concentre vários serviços relacionados ao vinho e que os execute com alto grau de personalização. 0 que existe são lojas especializadas que comercializam o produto e constituem-se nos principais locais onde os consumidores esclarecem suas dúvidas. Em relação ao setor de vinhos brasileiro procura-se destacar as tendências de consumo e comportamento. A definição do negócio, a descrição detalhada dos serviços e das instalações, a divisão das responsabilidades e a definição do mix de marketing procuram esclarecer e possibilitar ao leitor a visualização da estrutura e do funcionamento da empresa A análise financeira demonstra a viabilidade do negócio, resgatando aspectos definidos ao longo do trabalho e constitui-se na última etapa deste estudo. Por fim, são feitas as considerações finais, sugestões e recomendações para trabalhos futuros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
159 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de negócio |
pt_BR |
dc.subject |
Viabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Vinho |
pt_BR |
dc.title |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar