Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação

DSpace Repository

A- A A+

Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Maya, Paulo César da Cunha
dc.contributor.author Moura, Luiz Marcelo Cubas
dc.date.accessioned 2015-02-09T18:18:35Z
dc.date.available 2015-02-09T18:18:35Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129759
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract A Inteligência Competitiva desenvolve métodos mais adequados para a identificação de informações relevantes e, para análise e gestão da informação obtida com o fim de atender as necessidades dos usuários nos processos de tomada de decisão. Orientada principalmente à informação disponível do ambiente externo da organização, há a essencial necessidade de se estruturar, organizar e, sistematizar o processo de transformação de dados e informações em inteligência. Contudo, como será salientado no decorrer deste trabalho, o fator humano, as pessoas, é o elemento principal de um Sistema de Inteligência Competitiva. Somente as pessoas possuem o conhecimento para discernir o que é relevante no meio da enorme quantidade de dados e informações disponíveis. Neste trabalho, apresentam-se conceituações relacionadas à área de estudo, não somente de nível básico, mas também, mais profundamente, de questões de ordem prática, tais como, os tipos de informação de ordem tática e estratégica; os tipos de fontes de informação; as características detalhadas dos métodos e técnicas de análise; dentre outros. Através desta base conceitual direcionada às questões práticas, facilitou-se o entendimento do objetivo principal deste trabalho; analisar os vários aspectos que envolvem um processo real de implantação de um Sistema de Inteligência Competitiva numa empresa de consultoria com foco no competitivo mercado internacional. Vários aspectos da empresa e do seu programa especifico em implementação foram abordados, tais como, os objetivos; a sua metodologia; a sua estrutura ágil e flexível focalizada para uma forte atuação em campo no mercado internacional; o segmento exportador têxtil — foco do programa; o estudo da viabilidade de utilização de tecnologias de informação de última geração; o uso otimizado das fontes internacionais de informação via Internet e bancos de dados on-line; dentre outros tópicos relevantes. pt_BR
dc.format.extent 137 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Marketing Internacional pt_BR
dc.subject Inteligência Competitiva pt_BR
dc.subject Pesquisa de Marketing. pt_BR
dc.title Inteligência competitiva: análise do processo de implantação de um sistema de inteligência competitiva com foco no mercado internacional pela empresa de consultoria CM exportação e importação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm295439.pdf 5.406Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar