O discurso da diferença entre homens e mulheres no IFPE Recife, século XXI

DSpace Repository

A- A A+

O discurso da diferença entre homens e mulheres no IFPE Recife, século XXI

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wolff, Cristina Scheibe pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Sandra Maria Roque de pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T21:13:39Z
dc.date.available 2015-02-05T21:13:39Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 329124 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129549
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa analisa a instituição discursiva de hierarquias de gênero na educação tecnológica e no mundo do trabalho, mais especificamente aquelas que consolidam a divisão sexual do trabalho nas áreas tecnológicas de mecânica, eletrotécnica e refrigeração, distribuindo homens e mulheres em atividades profissionais consideradas "fisicamente adequadas" a seu sexo. Os loci da pesquisa foram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e três empresas da região metropolitana da cidade de Recife/Pernambuco. Essa temática foi trabalhada numa perspectiva interdisciplinar, procurando estabelecer conexões entre a prática discursiva escolar e a do mundo do trabalho. Foram considerados, nos discursos que circulam nesses contextos, tanto os avanços na superação das desigualdades, quanto a continuidade de padrões tradicionais de comportamento de homens e mulheres no âmbito profissional. O conceito de gênero, como variável sociocultural, foi relevante uma vez que permitiu identificar nos enunciados dos sujeitos da pesquisa as relações de poder que se estabelecem nos discursos, sendo a divisão sexual do trabalho uma das manifestações dessas relações, tida em muitos contextos como um processo natural. Em virtude de seu caráter interdisciplinar, este estudo possibilitou a utilização de dois diferentes métodos qualitativos para subsidiar o processo de investigação/interpretação do corpus, cujo principal meio de captação foi a entrevista: a Análise do Discurso, de linha francesa, e a História Oral. Para subsidiar a discussão teórica foram utilizadas dessas áreas as seguintes categorias de análise: discurso, sujeito e memória. Os resultados das análises apontaram que os sujeitos, integrantes do corpus desta pesquisa, estão de fato contribuindo para a eliminação ou a reprodução das desigualdades de gênero, em diferenciados níveis de ação. O estudo evidencia, também, que a inserção das mulheres nesse nicho profissional pode ser considerada ainda tímida, permeada de entraves decorrentes de ideologias androcêntricas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research analyzes the discursive imposition of gender hierarchies in technological education and the working world , specifically those that consolidate the sexual division of labor in technological fields of mechanical , electrical and cooling , distributing men and women in professional activities considered " physically appropriate " his sex. The loci of the research were the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) and three companies in the metropolitan region of Recife / Pernambuco. This theme was crafted from an interdisciplinary perspective, seeking to establish connections between school discursive practice and the world of work. Much progress in overcoming inequalities, as the continuity of traditional behavior patterns of men and women in the professional context were considered, the discourses that circulate in these contexts. The concept of gender as a sociocultural variable was significant because it allowed us to identify research subjects set out the power relations that are established in the discourse, and the sexual division of labor one of the manifestations of these relationships, seen in many contexts as a natural process. Because of its interdisciplinary nature, this study allowed the use of two different qualitative methods to support the process of research / interpretation of the corpus, whose primary means of funding was the interview: Discourse Analysis, French line, and Oral History. Speech, subject and Memory: To support the theoretical discussion the following categories were used in these areas. The analysis results showed that the subjects, members of the corpus of this research are in fact contributing to the disposal or reproduction of gender inequalities in different levels of action. The study also shows that the inclusion of women in professional niche can be considered a shy, fraught with obstacles arising from andocentric ideologies. en
dc.format.extent 311 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Relações homem-mulher pt_BR
dc.subject.classification Recife (PE) pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Divisao do trabalho por sexo pt_BR
dc.subject.classification Recife (PE) pt_BR
dc.title O discurso da diferença entre homens e mulheres no IFPE Recife, século XXI pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lago, Mara Coelho de Souza pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329124.pdf 2.572Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar