Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa

DSpace Repository

A- A A+

Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa

Show full item record

Title: Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
Author: Damé, Gabriela de Moraes
Abstract: No cenário mundial o impacto das tecnologias, nas sociedades e suas instituições, tem transformado a relação das pessoas com o conhecimento. O livro eletrônico ganha ampla visibilidade nesse processo, pois pode permitir o acesso instantâneo a milhares de documentos digitais. Dessa forma, a partir do cenário supracitado, na presente dissertação buscou-se descrever como ocorre o processo da leitura interativa no livro eletrônico. Esse estudo é parte de um contexto contemporâneo, mas específico, assim, limita-se às condições de pesquisa relatadas neste trabalho que considera o processo de leitura a partir de um produto particular, a saber, um livro em formato ePub da área de hipermídia. As diretrizes metodológicas demarcam o estudo como qualitativo a partir de uma abordagem exploratória e descritiva. Inicialmente, tratou-se do conceito de livro, contemplando os formatos interativos que suportam elementos que conferem e determinam características diferenciadas ao texto digital. Abordou-se também a leitura e a importância de entendê-la como um processo que envolve complexidade cognitiva e letramentos. Posteriormente, adotou-se técnicas prospectivas de observação e entrevistas para caracterizar o processo de leitura dos voluntários participantes do estudo. A amostra foi do tipo intencional definida a partir dos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados mostram que para a leitura do livro eletrônico os leitores devem articular competências relacionadas as interfaces dos dispositivos e dos livros - do arquivo de conteúdo e tomar decisões sobre o fluxo de leitura e navegação. Os resultados contribuem para o design do livro eletrônico ressaltando esse como mediador do processo de leitura.<br>Abstract: In the global scenario, the impact of technologies on societies and their institutions have transformed people's relationship with knowledge. The electronic book gains broad visibility in this process, as it may enable instant access to thousands of digital documents. Therefore, from the above scenario, this dissertation sought to understand how the reading on interactive electronic book occurs. The objective was to identify the specifics of reading on this format. This study is part of a contemporary context, but specific. Thus limited the search conditions reported in this paper that considers the process of reading from a particular product, namely a book on ePub format from the area of hypermedia. Methodological guidelines mark the study as from a qualitative exploratory and descriptive approach. Initially, it is presented the concept of the book, covering the interactive formats that support elements that confer and determine the differentiated digital text, which no longer becomes static but has fluid characteristics. It also discusses the importance of reading and understands it as a process that involves cognitive complexity and literacies. Later, it was adopted prospective techniques of observation and interviews to characterize the process of reading from the volunteers participating in the study. The sample was intentional determined from specific research objectives. The results show that for reading the electronic book, readers should articulate competencies related to interfaces of devices and to books - the file content and making decisions about the flow of reading and navigation.The results contribute to the design of electronic book highlighting this as a mediator of the reading process.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129500
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
330830.pdf 9.977Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar