A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova

DSpace Repository

A- A A+

A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Claudio Celso Alano da pt_BR
dc.contributor.author Haudenschild, André Rocha Leite pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:44:07Z
dc.date.available 2015-02-05T20:44:07Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 329585 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129133
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract Tese de doutorado que almeja realizar uma compreensão da poética da Bossa Nova tomando como objeto de estudo algumas das principais canções deste movimento estético-musical, dando-se ênfase às teorias culturais de Walter Benjamin e de seus mediadores contemporâneos em torno do seu conceito de experiência. A hipótese central da pesquisa é entender o etos do sujeito lírico da Bossa Nova como indício de uma experiência em transição decorrente da modernização da vida e da cultura nacional de meados do século XX. Portanto, pretende-se entender a experiência da modernidade do etos da Bossa Nova em um campo de forças tensionado mutuamente pela transformação da experiência autêntica (a Erfahrung) e pela vivência do mundo moderno (a Erlebnis), cujo sujeito poético usufrui de uma singular sociabilidade praiana na Zona Sul do Rio de Janeiro, nos anos 1950 e o início da década de 1960, entre a intimidade dialógica da vida privada e a fruição contemplativa da paisagem à beira-mar: sua boemia solar.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: Doctorate thesis that seeks to arrive at an understanding of the poetics of Bossa Nova taking as a subject of study some of the principal songs of this aesthetic-musical movement and placing emphasis on the cultural theories of Walter Benjamin and his contemporary mediators based on his concept of experience. The central hypothesis of this research is to understand the ethos of lyrical subject matter in Bossa Nova as indicative of a transitory experience of the modernisation of national life and culture in the mid-twentieth century. The intention, therefore, is to understand the experience of the modernity of the ethos of Bossa Nova within a field of forces mutually tensioned by the transformation of authentic experience (Erfahrung) and through the experience of the modern world (Erlebnis), the poetic subject of which explores a unique beach-orientated sociability characteristic of Rio de Janeiro's Zona Sul in the 1950s and at the beginning of the 1960s, which oscillates between the daily intimacy of private life and the contemplative enjoyment of the coastal landscape: its sun-kissed bohemia. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Experiencia pt_BR
dc.subject.classification Modernidade pt_BR
dc.subject.classification Bossa-nova pt_BR
dc.subject.classification Musica popular pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.title A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329585.pdf 1.364Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar