Piauí e o campo jornalístico: um estudo dos discursos sobre a revista

DSpace Repository

A- A A+

Piauí e o campo jornalístico: um estudo dos discursos sobre a revista

Show full item record

Title: Piauí e o campo jornalístico: um estudo dos discursos sobre a revista
Author: Pinto, Daniela Caniçali Martins
Abstract: Esta dissertação busca compreender o espaço que ocupa a revista piauí no campo jornalístico brasileiro contemporâneo. Desde que foi lançada, em outubro de 2006, a publicação tem sido reverenciada por apresentar uma proposta editorial diferente dos veículos da imprensa hegemônica. Parto, portanto, das seguintes questões: O que faz a revista ser considerada tão "diferente"? Por que seu jornalismo é classificado como "excepcional"? Por que se tornou uma referência do jornalismo de qualidade e do "bom jornalismo"? O corpus está constituído pela própria revista e por três unidades de análise: a primeira é composta por seis textos, publicados em meios de comunicação, que comentam ou analisam criticamente a revista; a segunda, por quatro dissertações de mestrado cujo objeto de estudo é piauí; a terceira, por oito entrevistas com membros do corpo editorial da revista, realizadas em sua própria redação, entre julho e agosto de 2013. A metodologia utilizada para identificar quais ideias, conceitos e expressões estão relacionados à publicação foi a análise de conteúdo, conforme propõe Laurence Bardin. O referencial teórico está fundamentado nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo, habitus, capital, doxa, illusio. Constata-se, ao final, que a "excepcionalidade" de piauí é resultado das condições atípicas que a viabilizaram: capital econômico garantido e um publisher cujo habitus favoreceu a concepção da revista com características que se aproximam muito mais do campo da erudição do que do campo da indústria cultural.<br>Abstract : This research aims to understand the position of piauí magazine in the contemporary Brazilian journalistic field. Since it was launched, in october 2006, this publication has been revered for its different editorial project. Therefore, the starting points are the following questions: what makes the magazine so "different"? Why its journalism is regarded as "exceptional"? Why has it become a reference of quality journalism and "good journalism"? The corpus is consisted of the magazine itself and three units of analysis: in the first, there are six articles published in the media, commenting on or analyzing critically the magazine; in the second, four Master s Theses about piauí; in the third, eight interviews with the magazine s editorial team, made in its newsroom, between july and august 2013. The content analysis methodology, as proposed by Laurence Bardin, is used to identify which ideas, concepts and expressions are related to the publication. The studies of the sociologist Pierre Bourdieu and his concepts of field, habitus, capital, doxa, illusio are the theoretical framework. The results indicate that the "exceptionality" of piauí derives from its unusual conditions: economic capital guaranteed and a publisher whose habitus benefited the conception of a magazine which attributes are closer to the artistic field than the cultural industry field.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128951
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
332261.pdf 14.39Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar