Corpo, mimese e experiência na arte do palhaço

DSpace Repository

A- A A+

Corpo, mimese e experiência na arte do palhaço

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vaz, Alexandre Fernandez pt_BR
dc.contributor.author Albino, Beatriz Staimbach pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:17:35Z
dc.date.available 2015-02-05T20:17:35Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 328691 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128736
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O corpo não é apenas objeto, mas sujeito. Como tal, compõe o palhaço, personagem mimético presente em diversas culturas e investigado nesta tese. Neste sentido, perguntou-se quais os lugares do corpo na arte do palhaço, especialmente nos momentos de mimese, experiência e jogo. A obra de Walter Benjamin animou a pesquisa. Para tanto, foram analisados espetáculos (ao vivo e em vídeo), oficinas e autobiografias, além de entrevistas com artistas. O texto foi dividido em duas partes: Fragmentos sobre o palhaço e o corpo e Sobre alguns lugares do corpo na experiência de ser palhaço. Ao final fez-se um contraponto entre o brincar da criança e do palhaço: o objetivo deste, diferentemente do da criança é surpreender, confundir - dois importantes mecanismos disparadores do riso. Pensar o métier do palhaço como obra de arte permite refletir sobre a ambivalência dela e mesmo da cultura. Ambas são uma combinação de Unheimlich e apaziguamento, nunca completamente logrado, do medo. Ao renunciar à violência, o selvagem é incorporado e participa do processo criativo, ao mesmo tempo em que a combinação entre técnica e mimese oferece o desenlace do processo.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Body is not just object, but subject. As such, makes up the clown, mimetic persona present in different cultures and investigated in this thesis. In this sense, we asked about the places of body in clown art, especially in their moments of mimesis, game and experience. The Oeuvre of Walter Benjamin inspired the research. To do so, spectacles (live and video), workshops and autobiographies were analyzed, as well as interviews with artists. The text is composed by two parts: Fragments on the clown and the body and About some places the body in the experience of being a clown. The thesis concludes with a counterpoint between the children play and that of clown: the purpose of the latest, unlike the child, is to surprise and confuse - two important triggers mechanisms of laughter. To think about the art of clown as artwork allows reflecting on its ambivalence and even of the culture. Both are a combination of Unheimlich and appeasement, never completely achieved, fear. As renouncing violence, the wild participates in the creative process, while the combination of technical and mimesis provides the outcome of the process. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Palhaços pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Mimese na arte pt_BR
dc.subject.classification Experiencia pt_BR
dc.subject.classification Corpo e alma pt_BR
dc.title Corpo, mimese e experiência na arte do palhaço pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Petry, Franciele Bete pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
328691.pdf 661.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar