Estudo da viabilidade de abertura de uma filial da empresa Equilíbrio Produtos Naturais em Florianópolis-SC

DSpace Repository

A- A A+

Estudo da viabilidade de abertura de uma filial da empresa Equilíbrio Produtos Naturais em Florianópolis-SC

Show full item record

Title: Estudo da viabilidade de abertura de uma filial da empresa Equilíbrio Produtos Naturais em Florianópolis-SC
Author: Araújo, Helyson Roberto Teixeira; Amaral, Rodrigo Ferraz do
Abstract: 0 presente trabalho teve como objetivo elaborar um estudo de viabilidade econômica para a instalação de uma filial da empresa Equilíbrio Produtos Naturais, que atua, em Florianópolis, no ramo de comércio de produtos naturais, há seis anos. Para tanto, realizou-se uma análise das variáveis externas: consumidores, concorrência, fornecedores, política, leis, economia, sociedade, cultura, demografia e tecnologia. E uma analise do ambiente interno sob o ponto de vista das suas variáveis estruturais: especialização, padronização e coordenação das atividades, centralização e descentralização das decisões, tamanho da unidade de trabalho. Além de coletar dados que indiquem a viabilidade, ou não, da abertura de uma filial da empresa estudada em Florianópolis SC. 0 trabalho baseou-se em extensa fundamentação teórica, apoiando-se na observação do cotidiano da empresa — atuação dos funcionários, perfil de clientes, fluxo de clientes, entre outros aspectos — e na análise de documentos da organização. Foram vistos balanços, fluxo de caixa, incidência de impostos, custos com funcionários e locação. Recorreu-se também a entrevistas com os funcionários da organização e a uma pesquisa de campo com 204 questionários aplicados na região central de Florianópolis. Como resultado, este estudo apontou aspectos altamente favoráveis para a instalação de um novo ponto comercial, salientando, porém, que uma filial pode levar a uma carga maior de impostos, recomendando-se assim, a abertura de uma nova empresa com o mesmo nome fantasia. 0 estudo ressalvou ainda outros aspectos, como necessidade de ações promocionais, importância de que os recursos sejam provenientes de capital próprio, a necessidade de investimentos futuros e uma honesta, sincera, próxima e empreendedora relação entre os sócios para o êxito do empreendimento.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128591
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
Adm295236.pdf 9.713Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar