Modernidade, moda e marketing: um estudo do tripé da ditadura da moda no varejo
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Title:
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Modernidade, moda e marketing: um estudo do tripé da ditadura da moda no varejo |
Author:
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Vali, Barbara Bianchini
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Abstract:
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Como assunto que faz parte da concepção da sociedade atual, a moda deve ser alvo de pensamentoscríticos e não apenas ser tratada como assunto de pessoas firteis_ Esta pesquisa visa dar ao assunto moda uma abordagem apropriada a seriedade do tema tratando da base que sustenta a ditadura da moda. Aqui, esta base é entendida como um tripe, formado pela modernidade, pela moda e pelo marketing. Assim o objetivo máximo deste trabalho é pesquisar a relação entre os três componentes que formam a base sustentadora da ditadura da moda e corno ela, a ditadura, se impõe no comportamento de compra do consumidor. Para tanto foi dada uma abordagem qualitativa ao problema na qual foi feita uma pesquisa bibliográficaacerca da teoria inerente ao tema. Em uma segunda etapa foi feita a coleta de dados primáriospor meio da observação intensiva individual. 0 campo desta coleta de dados primáriosforam os dois maiores shoppings centers da grande Florianópolis, nos quais foram analisadas as características dos produtos de todas as lojas de moda vestuário femininas. 0 resultado desta observação mostrou que nesse tipo de estabelecimento, na coleçãoprimavera/verão 2005, predomina a inspiração romântica,as cores rosa e verde, aplicações de fi tas, bordados,pactos, e babados, tecidos planos e malhas de fibras variadas obedecendo formas que valorizam o padrãode beleza corporal atual: ajustadas e longilineas. Assim nota-se que o consumidor é impelido a adquirir umúnicotipo de produto que esta sendo predominantemente oferecido nos pontos de venda. Isto 6, um produto que possui características semelhantes que seguem urna mesma linha, ainda que em lojas diferentes, com públicos diferentes, denunciando existir a ditadura da moda, sustentada pela modernidade que instiga a busca pelo novo; e pela moda que, como fruto da modernidade, incentiva arápidaobsolescência dos produtos e viabiliza a criação de outros para substituirem os antigos e pelo marketing que esta sempre lembrando o consumidor dos produtosdisponíveis e sensibilizando-os ao impulso de adquirir estes produtos. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128485
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Date:
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2004 |
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