A formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos a partir da instalação do Centro de Convenções CentroSul na cidade de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos a partir da instalação do Centro de Convenções CentroSul na cidade de Florianópolis

Show full item record

Title: A formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos a partir da instalação do Centro de Convenções CentroSul na cidade de Florianópolis
Author: Dias, Anderson Felisberto
Abstract: A dinâmica econômica mundial tem exigido das organizações capacidades adaptativas cada vez mais acentuadas. Neste sentido, a aglomeração geográfica de empresas parece estar proporcionando a potencialização da eficiência produtiva de organizações concentradas localmente. A presente pesquisa buscou identificar a formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos na cidade de Florianópolis a partir da instalação do centro de convenções CentroSul. Considerando a importância do setor de turismo para a localidade estudada, a análise das interações existentes entre empresas ligadas i atividade proporcionou a verificação da propensão destas empresas para o comportamento cooperativo no intuito de aumentar os ganhos resultantes da ação conjunta deliberada. A pesquisa caracterizou-se como predominantemente qualitativa, descritiva e utilizou a metodologia de estudo de caso. Com base no modelo de Cunha (2003), foram definidas tits categorias analíticas: cooperação, verificada através dos indicadores confiança, competição/rivalidade, atmosfera industrial e papel da cultura; entrelaçamento-integração dos fatores técnico-produtivo e tecnológicoinformação, do desenvolvimento de fatores e do suporte de instituições; e da categoria efeitos resultantes da aglomeração, através da observância da existência de vantagens passivas ou de mera aglomeração, vantagens passivas e alguns ganhos derivados de gib conjunta e prevalência dos ganhos resultantes de ação conjunta deliberada. Os resultados demonstraram a formação de um aglomerado de empresas no segmento de eventos. No entanto, observou-se que os ganhos de eficiência na produtividade resultam mais das economias externas positivas passivas advindas da mera aglomeração do que de ações conjuntas deliberadas pelos atores sociais inseridos no aglomerado.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128476
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
Adm295374.pdf 11.57Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar