As cartas de Parker na matemática da escola primária paranaense na primeira metade do século XX: circulação e apropriação de um dispositivo didático
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.contributor.author |
Portela, Mariliza Simonete |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-04T10:25:16Z |
|
dc.date.available |
2015-02-04T10:25:16Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128465 |
|
dc.description |
Portela, Mariliza Simonete As cartas de Parker na matemática da escola primária paranaense na 2014 primeira metade do século XX : circulação e apropriação de um dispositivo didático pedagógico / Mariliza Simonete Portela ; orientadora, Neuza Bertoni Pinto. – 2014 189 f. ; 30 cm Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014. Bibliografia: 171-179 1. Aritmética – Estudo e ensino (Primário). 2. Matemática. 3. Material didático. 4. Ensino primário – Paraná. I. Pinto, Neuza Bertoni, 1939 -. II. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação. III. Título. CDD 20. ed. – 378 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa trata da Aritmética na escola primária no estado do Paraná, na primeira metade do século XX. O estudo focaliza um material didático que foi amplamente utilizado nas escolas primárias brasileiras, denominado Cartas de Parker. Um material produzido pelo professor norte-americano Francis Wayland Parker, que compreendia lições apresentadas passo a passo nas Cartas ou quadros-murais. Um dispositivo que trazia uma proposta moderna para o ensino da Aritmética nos anos iniciais de escolarização, a partir do ensino intuitivo, método que se contrapunha à tradicional memorização, repetição e abstração, práticas muito em voga desde a escola de primeiras letras, dos tempos imperiais. A questão central do estudo é: Como as Cartas de Parker circularam e foram incorporadas às propostas preconizadas para a escola primária do estado do Paraná, no período de 1900 a 1950? O objetivo principal do estudo foi: Compreender a circulação e apropriação das Cartas de Parker no ensino primário paranaense no período de 1900 a 1950 e sua relação com o método intuitivo recomendado para o ensino da Aritmética. A pesquisa foi realizada a partir da perspectiva da história cultural, abordagem que contemplou conceitos históricos como a operação historiográfica (CERTEAU, 1986); apropriação (CHARTIER, 1990); história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990); cultura escolar (JULIA, 2001). Para a construção do objeto, foram constituídas fontes, como: Relatórios da Instrução Pública; Relatórios de Secretários de Governo; Relatórios de Diretores da Instrução Pública e Diretores de Grupos Escolares; Programas de Ensino; Revistas Pedagógicas e livros indicados para o ensino Primário. Os resultados apontaram a presença das Cartas de Parker em documentos oficiais paranaenses no período entre 1900 e 1950. Mostraram ainda que além de um método avançado para ensinar Aritmética, as Cartas de Parker traziam ao professor um direcionamento para o ensino e aos alunos instigavam a intuição e o raciocínio. A proposta de ensino era dotada de uma organização que exigia, do aluno e do professor, ordem, disciplinamento e atenção, elementos valorizados e mantidos desde a escola primária republicana, considerados essenciais para a formação da nacionalidade do povo brasileiro. A circulação, a apropriação e a inserção das Cartas de Parker aos programas de ensino das escolas primárias justificam-se na busca pelo progresso do Estado associado à modernização do ensino primário e à formação do povo paranaense. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
As cartas de Parker na matemática da escola primária paranaense na primeira metade do século XX: circulação e apropriação de um dispositivo didático |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar