Necessidades empresariais de microempreendedores de Criciúma e adjacências: uma pesquisa de marketing para a Credisol
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maya, Paulo Cesar da Cunha |
|
dc.contributor.author |
Alves, Ana Petryna Caramori |
|
dc.date.accessioned |
2015-01-30T11:38:55Z |
|
dc.date.available |
2015-01-30T11:38:55Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128403 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo identificar necessidades salientes de microempreendedores da área de influencia comercial de atuação da Credisol, tendo em vista o desenvolvimento de ofertas adequadas, que satisfaçam tais necessidades. 0 estudo de caso teve características do tipo exploratório descritivo, e possuiu uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário estruturado, aplicado em microempreendedores da área de influencia comercial de atuação da Credisol, selecionados através do critério de amostra por conveniência, respeitado o Principio da Evidencia Total. A indústria de microfinanças no Brasil enfrenta uma grande dificuldade de desenvolvimento, devido a uma baixa taxa de penetração em um mercado potencial de grande dimensão e historicamente se acesso ao crédito. 0 setor informal compõe 75% dos microempreendimentos no Brasil. Esses microempreendimentos informais são excluídos do sistema financeiro convencional, o que ressalta ainda mais a importância do microcrédito para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil. A Credisol entra no cenário econômico de Santa Catarina com o objetivo de mudar essa realidade, através da concessão de crédito a microempreendedores, formais ou informais. Através da analise dos dados internos da organização e dos dados levantados na pesquisa de marketing foi possível tirar uma série de conclusões e baseadas nessas foram formuladas recomendações à Credisol, para melhorar a oferta de produtos e serviços já existentes. Constatou-se que o desenvolvimento deste trabalho venha contribuir com o esclarecimento de um assunto que ainda é pouco conhecido entre as pessoas, mas que possui extrema importância no canário econômico nacional. A Credisol uma instituição que faz parte de um processo pioneiro no Estado de Santa Catarina e pretende, juntamente com as outras instituições de microcrédito, mudar essa realidade atual de exclusão social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
128 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Microempreendimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Microcrédito, |
pt_BR |
dc.subject |
Informalidade. |
pt_BR |
dc.title |
Necessidades empresariais de microempreendedores de Criciúma e adjacências: uma pesquisa de marketing para a Credisol |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar