INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA MULTINACIONAL BRASILEIRA NO MERCADO CHINÊS: A TRAJETÓRIA DA EMBRACO
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Title:
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INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA MULTINACIONAL BRASILEIRA NO MERCADO CHINÊS: A TRAJETÓRIA DA EMBRACO |
Author:
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Gonzatto, Barbara Adelaide
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Abstract:
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A Embraco (Empresa Brasileira de Compressores S.A.) é líder mundial no mercado de compressores herméticos. Atualmente a empresa possui unidades produtivas e escritórios comerciais instalados nos Estados Unidos, México, Itália, Eslováquia e China, além do Brasil. A sua capacidade produtiva global soma cerca de 30 milhões de unidades por ano e ela atende consumidores de mais de 80 países. Há quase 45 anos atrás, a Embraco foi fundada por três pequenas empresas de refrigeradores: Consul, Springer e Prosdócimo, em Joinville (SC). Ao longo dos anos a Embraco conquistou o mercado brasileiro e internacional ofertando produtos de alta tecnologia e valor agregado. Hoje é referência em inovação e sustentabilidade. A empresa se lançou no mercado asiático através de uma joint venture com uma empresa estatal chinesa em 1995. A partir do momento em que a empresa entrou no mercado até a sua consolidação e participação de 10% do mercado chinês, muitos desafios foram superados. A trajetória da empresa no mercado chinês ocorreu em um momento em que havia pouca informação disponível no mercado e a empresa teve que criar alternativas para quebrar as barreiras que encontrou pela frente. A pesquisa em questão buscou analisar as estratégias adotadas pela empresa na inserção e consolidação no mercado chinês, a partir da visão dos próprios empresários acerca dos desafios e vantagens adquiridos com a experiência. A empresa possuía vantagens comparativas em relação à tecnologia e inovação que atraíram a atenção do governo chinês. A Embraco iniciou as negociações para a instalação da jointventure na China cerca de três anos antes, o que possibilitou a construção de um bom relacionamento com os empresários chineses antes de efetivar a relação contratual. O primeiro investimento no continente foi feito dez anos antes com o início das exportações para esse mercado, o que facilitou a consolidação da marca no mercado consumidor. A cultura e o modelo de negócios praticado na China foram grandes obstáculos que levaram Embraco a adaptar algumas de suas práticas gerenciais e ao mesmo tempo exportar trabalhadores e práticas que já funcionavam na empresa do Brasil. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128071
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Date:
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2015-01-13 |
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