Transporte Ferroviário de Cargas: Panorama e Perspectivas para Ferrovia Tereza Cristina

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Transporte Ferroviário de Cargas: Panorama e Perspectivas para Ferrovia Tereza Cristina

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Title: Transporte Ferroviário de Cargas: Panorama e Perspectivas para Ferrovia Tereza Cristina
Author: Scharf, Francisco
Abstract: O Brasil tem o modal rodoviário como sendo seu principal transportador de mercadorias, essa forte dependência acaba ocasionando alguns problemas, principalmente, com relação aos custos logísticos. Distâncias significativas são percorridas pelos caminhões brasileiros, muitas vezes de Leste a Oeste e Norte a Sul do país, caso esses percursos fossem percorridos por outros modais, como o ferroviário ou aquaviário, que possuem capacidades expressivamente maiores, a quantidade de veículos necessários seriam reduzidos e por conseqüência benefícios econômicos, sociais e ambientais seriam conseguidos. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo mostrar o impacto que uma ferrovia ocasiona em uma região e quais os benefícios que a mesma oferece, principalmente, considerando que existem poucos estudos de características semelhantes na literatura. Para responder essa questão, foi efetuado um Estudo de Caso na Ferrovia Tereza Cristina, uma pequena malha brasileira, com 164 km de extensão, localizada no sul de Santa Catarina, onde o objetivo principal é a análise do panorama, características e perspectivas da mesma. Considerando as características do processo de pesquisa, este trabalho é considerado qualitativo. A ferrovia em estudo possui algumas peculiaridades, onde se pode destacar a dependência de outras empresas, possui como destinação mais de 90% de seus produtos transportados para apenas uma empresa consumidora, e também de outros modais. Outro fator abordado neste trabalho é com relação aos projetos existentes para o transporte ferroviário e como esses irão afetar na empresa em estudo.Brazil has the roads as their primary carrier of goods, this heavy reliance is causing some problems, especially with regard to logistics costs. Significant distances are traveled by trucks often from East to West and North to South, if these routes were traveled by other modes such as rail or waterway, which have significantly higher capacities, the number of vehicles required would be reduced and consequently economic, social and environmental benefits will be achieved. This course conclusion work aims to show the impact that causes a railroad in a region and the benefits that it offers, especially considering that there are few studies in the literature of similar characteristics. To answer this question, was made a Case Study on Teresa Cristina Railway, a small Brazilian railroad, with 164 km long, located in southern Santa Catarina, the main objective is to analyze the current situation, characteristics and prospects of the railway. Considering the characteristics of the research process, this monograph is considered qualitative. The Tereza Cristina railroad has some peculiarities, for example the dependence of other companies and other transport modes, more than 90% of its products transported are for a one consumer company. Another factor addressed in this work is related to existing rail projects and how these will affect the company under study.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127425
Date: 2014-12-05


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