Sistema de socorro mecânico de rodovia federal concedida: um estudo de caso na concessionária Autopista Litoral Sul utilizando o Modelo Hipercubo de Filas

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Sistema de socorro mecânico de rodovia federal concedida: um estudo de caso na concessionária Autopista Litoral Sul utilizando o Modelo Hipercubo de Filas

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Título: Sistema de socorro mecânico de rodovia federal concedida: um estudo de caso na concessionária Autopista Litoral Sul utilizando o Modelo Hipercubo de Filas
Autor: Silva, Fernando Cesar da
Resumo: Concessões rodoviárias estão em grande expansão no Brasil e no mundo. Somente no Brasil, há 21 segmentos de rodovias federais concedidos à iniciativa privada. Nesses trechos, a concessionária deve realizar diversas ações de manutenção, melhoramentos e operação, sendo uma delas a disponibilização de um serviço de socorro mecânico a veículos avariados, que é parte integrante do sistema de atendimento emergencial que a empresa deve oferecer. Um dos segmentos concedidos é o trecho de Curitiba/PR a Florianópolis/SC, que está sob administração da Autopista Litoral Sul. A qualidade é essencial em serviços de transportes e o sistema que oferece esse serviço deve ser operado/modelado de modo a atender as necessidades do usuário que o utiliza. Estudos que motivem a avalição e melhorias na qualidade de serviços de transportes são de extrema importância, levando-se em conta a necessidade de crescimento das empresas e as exigências dos clientes. Para avaliar a qualidade de serviços de transporte, em especial os serviços de atendimento emergencial, pode-se utilizar ferramentas probabilísticas que ofereçam parâmetros que indicam o desempenho do sistema. O Modelo Hipercubo de Filas é uma ferramenta probabilística que avalia o nível de serviço de sistemas de atendimento emergencial. Nesse contexto, utilizou-se o Modelo Hipercubo para modelar e avaliar o nível de serviço do atual sistema de socorro mecânico da Autopista Litoral Sul, além de verificar o impacto na qualidade do serviço ao se recomendar alterações na operação do referido sistema. Os resultados obtidos validaram a relação entre o modelo (teoria) com a realidade (prática), além de serem satisfatórios, uma vez que indicam a melhoria no nível de serviço prestado pela Concessionária com as alterações propostas.Road concessions are in great expansion in Brazil and around the world. Only in Brazil, there are 21 sections of federal highways allotted to private companies. In these sections, the companies have to perform a variety of actions to maintain, improve and operate the highway, one of those actions is the availability of mechanical assistance service, an emergency assistance service that the company provides. One of the highways under management of a private company is the road between Curitiba/PR and Florianópolis/SC, which is under concession of Autopista Litoral Sul. Quality is essential in transportation services, and the system that offers that service must be operated and modeled in a way that it complies with the needs of its users. Studies that motivate the evaluation and improvements in the quality of transportation services are of extreme importance, taking into account the need of growth of the companies, together with the clients’ needs. To evaluate the quality of transportation services, especially the emergency services, probabilistic tools that offer parameters to show system performance can be used. Hypercube queuing model is a probabilistic tool that evaluates the level of service of emergency assistance. In this context, it was used to model and to evaluate the level of service of the current mechanical assistance service of Autopista Litoral Sul, and to verify the impact in quality of the service when recommendations were applied to the system. The two results validated the relationship between the model (theory) and reality, and also showed improvements in the level of service provided by the company with the proposed recommendations.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Centro de Engenharias da Mobilidade, Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127420
Data: 2014-12-04


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