O discurso dos bibliotecários com relação às contribuições da sua formação para o desenvolvimento de suas atividades em empresas de tecnologia

DSpace Repository

A- A A+

O discurso dos bibliotecários com relação às contribuições da sua formação para o desenvolvimento de suas atividades em empresas de tecnologia

Show full item record

Title: O discurso dos bibliotecários com relação às contribuições da sua formação para o desenvolvimento de suas atividades em empresas de tecnologia
Author: Santos, Luciana Mara dos
Abstract: Este estudo objetiva investigar as percepções de profissionais formados em Biblioteconomia sobre a contribuição desta formação para o desempenho de suas atividades em empresas de tecnologia. Os seus objetivos específicos foram: resgatar informações sobre o despertar do trabalho com tecnologia por parte destes profissionais; investigar as contribuições percebidas pelos profissionais acerca da sua formação e escolha de atuação; resgatar informações sobre as atividades desenvolvidas em seus ambientes de trabalho; levantar dados sobre a vivência dos entrevistados com as novas TIC. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa e analisa os discursos dos bacharéis em biblioteconomia fundamentando-se na teoria das representações sociais e na sociologia do conhecimento, através da construção social da realidade de Thomas Berger e Peter Luckmann, e na sociologia processual de Norbert Elias. Em consonância com seus fundamentos, utiliza como instrumento norteador de coleta, tratamento e análise dos dados, a técnica do discurso do sujeito coletivo – DSC. Concluiu-se que as percepções indicam que os profissionais atuantes na área avaliam de forma positiva o ensino de Biblioteconomia voltado para a área de tecnologia em alguns aspectos. A pesquisa revelou também de que forma se deu o exercício da profissão, e as diversas atividades empreendidas por estes profissionais com as TIC. Revelou também que as vivências com as TIC foi uma constante tanto na vida pessoal quanto profissional.This study has the objective of investigate the perceptions of the professionals graduates in Librarianship about the contribution this training to the performance of his activities in the companies of technology. The main objective was: rescue information about the awakening of work with technology by these professionals. Investigate the contributions perceived by professionals around of his formation and his choice of acting. Rescue information about the activities developed in his environment of work. Lift up data about the experiences of the respondents with the new TIC. The kind of survey was qualitative and analyzes the discourse of graduate in librarianship basing in the theory of social representations and of sociology of knowledge, through of social build of reality of Thomas Berger and Peter Luckmann, and Norbert Elias’s processual sociology. In consonance with his fundamentals, use as guiding instrument of collection, processing and analysis of data, the technical of discourse of collective subject. Concludes that the perceptions indicate that the active professional on the area evaluates of positive form the teaching of librarianship, turned to the area of technology in some aspects. The survey revealed also how it happened the exercise of the profession, the various activities developed by these professionals with the TIC. The survey revealed also, that the experiences with the TIC was a constant, both in the personal live, how in the professional.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127380
Date: 2014-12-16


Files in this item

Files Size Format View
TCC Luciana - FINAL.pdf 1.664Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar