Dimensionamento de quebra-mares low-crested combinados com alimentação artificial de praia para mitigação da erosão costeira em Recife - PE

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Dimensionamento de quebra-mares low-crested combinados com alimentação artificial de praia para mitigação da erosão costeira em Recife - PE

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Title: Dimensionamento de quebra-mares low-crested combinados com alimentação artificial de praia para mitigação da erosão costeira em Recife - PE
Author: SPERANZINI, BELISA TOMASONI
Abstract: O município de Recife (PE) sofre problemas de erosão costeira resultantes, em grande parte, da intensa ocupação antrópica em sua zona costeira. Diante desse problema, no ano de 2011 a empresa CB&I Brasil realizou um projeto de alimentação artificial de praia combinado à execução de t-heads para mitigar a erosão na praia de Boa Viagem, município de Recife, PE. As estruturas rígidas propostas eram de dimensões de maior porte, que interfeririam na paisagem local do ponto de vista estético. O dimensionamento destas estruturas ocorreu em concomitância com o tempo necessário para a execução da obra de aterro hidráulico cuja logística foi relacionada às condições ambientais. Este trabalho revisitou o projeto inicial das estruturas e propõe uma alternativa consistindo na construção de quebra-mares low-crested, a ser combinada com o projeto de alimentação artificial de praia já existente feito pela CB&I Brasil. Como resultado foram dimensionadas estruturas com elevações em torno de 0,3 m acima do MSL, cuja característica semi-submersa tem impacto estético menor. As estruturas foram dimensionadas para diminuir a energia das ondas incidentes e que, de acordo com os padrões hidrodinâmicos, de transporte de sedimentos e de mudanças morfológicas do local, ajudem a formar saliências na praia alimentada situada na zona de sombra dos quebra-mares. Considerações sobre a metodologia executiva foram realizadas, todavia o cronograma de execução do projeto original deve ser replanejado.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127347
Date: 2014-12-11


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