Avaliação do nível de conhecimento sobre avulsão dental de alunos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

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Avaliação do nível de conhecimento sobre avulsão dental de alunos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

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Title: Avaliação do nível de conhecimento sobre avulsão dental de alunos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Scopel Oliveira, Pablo
Abstract: No presente trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com 397 alunos da graduação do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina que responderam as questões relativas à conduta clínica utilizada no tratamento de casos de avulsão de dentes com rizogênese completa através de um questionário de múltipla escolha baseado no novo guia de diretrizes lançado em 2012 pela International Association of Dental Traumatology (IADT). Apenas 38 (9,57%) dos 397 participantes tinham experiência com avulsão dental. De toda a amostra, 283 (71,3%) entrevistados souberam caracterizar uma avulsão dental e 241(60,7%) sabiam que o reimplante é o procedimento de maior importância para o sucesso do tratamento desta lesão. Visualizou-se que 270 (68%) participantes sabiam que a coroa dental é a estrutura dental mais indicada para manipulação do dente, 217 (54,7%) usariam o leite como meio de armazenamento e 228 (57,4%) fariam a limpeza do dente com jatos de soro ou água. Com relação ao tipo de contenção, 107 (27%) entrevistados realizariam contenção do tipo semi-rígida por um período de até duas semanas e 343 (86,4%) consideraram que seria necessário realizar acompanhamento. A média geral de acertos foi de 4,94 pontos de um total de 10, a média dos 3 primeiros anos foi 2,84 e dos 2 últimos anos 7,1. O Teste de U de Mann- Whitney mostrou que não houve diferença estatística tanto para a comparação sexo e nota média obtida (p=0,910), quanto para o comparativo experiência em avulsão dental e nota média (p=0,085). Ao realizar o Teste de Kruskal-Wallis pode-se observar a diferença entre médias das notas de pelo menos duas fases (p < 0,05). Após comparação par a par esta diferença estatística foi detectada entre os três primeiros anos da graduação quando comparado aos dois últimos anos. Em conclusão, este estudo demonstrou conhecimento insatisfatório sobre o tema entre os graduandos dos três primeiros anos e conhecimento satisfatório entre os graduandos dos últimos dois anos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127265
Date: 2014-12-08


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