Um estudo do processo de nacionalização de peças de reposição de aeronaves e equipamentos na força aérea brasileira

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Um estudo do processo de nacionalização de peças de reposição de aeronaves e equipamentos na força aérea brasileira

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lorandi, Joisse Antonio
dc.contributor.author Pontes, Wagner Rossi
dc.date.accessioned 2014-12-03T17:13:34Z
dc.date.available 2014-12-03T17:13:34Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127160
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract A falta de recursos enfrentada pela Força Aérea Brasileira impõe desafios à manutenção de suas aeronaves e equipamentos. A nacionalização de peças de reposição consiste em desenvolver projetos de itens críticos às linhas de revisões para substituir os adquiridos dos fabricantes originais. Baseada no processo de Engenharia Reversa, a nacionalização tem por objetivo contribuir na manutenção da disponibilidade operacional das aeronaves e equipamentos da Aeronáutica, juntamente com a redução de custos na aquisição das peças., de modo a aplicar os recursos públicos de maneira eficiente. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de nacionalização de material da Força Aérea Brasileira na contabilidade gerencial, bem como compreender os fatores relevantes para a tomada de decisão envolvida na atividade. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, analisando o problema de maneira qualitativa. Com relação aos procedimentos, o trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso. A fundamentação teórica contempla: a evolução e os tipos de contabilidade, a contabilidade gerencial com enfoque na tomada de decisão e as decisões do tipo fazer ou comprar, Logística, custeio-meta e Engenharia Reversa. Em seguida, foi descrito o Sistema de Material da Aeronáutica e detalhado todo processo seguido pela atividade de nacionalização. Foi verificado que os motivos principais para os gestores iniciarem a atividade de nacionalização são: a possibilidade de economizar recursos com compra de materiais, diminuição do prazo de entrega pelos fornecedores e estabelecimento de novos fabricantes de peças que tiveram sua produção descontinuada. Por meio da coleta de dados de itens nacionalizados, observou-se que em torno de 66% dos gastos que seria incorrido com a compra dos itens originais é economizado. Outro ponto destacado é que a atividade impacta na independência exterior para aquisição de materiais aeronáuticos e, conseqüente, fortalecimento tecnológico da indústria nacional. pt_BR
dc.format.extent 76 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Nacionalização pt_BR
dc.subject Fazer ou comprar pt_BR
dc.subject Engenharia reversa pt_BR
dc.title Um estudo do processo de nacionalização de peças de reposição de aeronaves e equipamentos na força aérea brasileira pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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