Sistema de Custeio na Comercialização de veículos: uma análise baseada em uma rede de revenda de automóveis

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Sistema de Custeio na Comercialização de veículos: uma análise baseada em uma rede de revenda de automóveis

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Title: Sistema de Custeio na Comercialização de veículos: uma análise baseada em uma rede de revenda de automóveis
Author: Lima, Nei Donizeti de
Abstract: A partir do final do século XX a intensa competição que se estabeleceu entre empresas, evidenciou que, a gestão dos recursos internos, torna-se um elemento necessário para o sucesso das organizações. Uma das grandes dificuldades encontradas nos dias de hoje, pelas empresas comerciais é, definir estratégias competitivas. O setor automobilístico, fonte de estudo deste trabalho, sofre as conseqüências geradas pela crise financeira mundial, iniciada no final do ano de 2008 e que começa a amenizar em 2010. Dentro deste contexto buscou-se, nesta pesquisa, analisar os custos e propor um sistema de custeio que se enquadre as necessidades da empresa, com a comercialização de veículos semi-novos, com finalidade de demonstrar uma importante ferramenta na competitividade. O trabalho focaliza a analise nas unidades de uma grande rede, as quais estão situadas na região da Grande Florianópolis. Assim, o objetivo geral do trabalho é verificar qual sistema de custeio que melhor se enquadra em uma revendedora de veículos seminovos. Para tanto, é realizada uma pesquisa descritiva, a qual aborda o problema de forma quantitativo, por meio de um estudo de caso, através da coleta de dados nas lojas da empresa estudada. Na fundamentação, primeiramente, é apresentado o conceito de custos. Em seguida é apresentado como os custos são abordados na comercialização, as classificações dos custos, o método de rateio e complementando com os sistemas de custeio: por absorção e variável. Na empresa estudada, são identificados os custos e é demonstrado como eles se constituem e como são calculados. Foi proposto como o método que, melhor se enquadrou o Custeio por Absorção, apurando-se os custos diretos, e rateando os fixos e indiretos. Foi utilizado, como exemplo, um modelo popular e um modelo semi-luxo e percebeuse o custo total por unidade vendida. O método utilizado se mostrou eficiente e de fácil aplicabilidade na geração de informações sobre o custo total unitário.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127136
Date: 2010


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