Produção científica e a disseminação de conhecimento: um estudo da contribuição dos docentes na atuação de orientação de trabalhos de conclusão de curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2008 e 2009

DSpace Repository

A- A A+

Produção científica e a disseminação de conhecimento: um estudo da contribuição dos docentes na atuação de orientação de trabalhos de conclusão de curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2008 e 2009

Show full item record

Title: Produção científica e a disseminação de conhecimento: um estudo da contribuição dos docentes na atuação de orientação de trabalhos de conclusão de curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2008 e 2009
Author: Rosa, Carolina Aguiar da
Abstract: A produção científica apresenta-se como atividade principal que gera a construção de ideias, a ampliação da pesquisa e a disseminação do conhecimento. E quando há produção científica, tanto o autor como o leitor agregam conhecimento a respeito do assunto tratado. Por isso este estudo tem como objetivo verificar se o conhecimento dos docentes do Curso de Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina disseminado em suas publicações científicas está contribuindo para sua atividade de orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC), nos anos de 2008 e 2009. Este estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva, e no que tange a sua natureza, o estudo é considerado um survey. A fonte de coleta de dados é secundária, em função da produção científica publicada no período de 2005 a 2009 ser pesquisada no curriculum vitae da Plataforma Lattes do CNPq dos docentes e os trabalhos de conclusão de curso dos anos de 2008 e 2009 estarem disponíveis no sítio oficial do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. E, quanto à abordagem do problema, esta pesquisa é realizada por meio de pesquisa qualitativa. Dentre os resultados destaca-se que (i) 58% dos docentes possuem no máximo 7 orientações no período mapeado; (ii) existem áreas em que ou não há ou há um número reduzido de trabalhos de conclusão de curso, o que pode ser alvo de futuros TCCs; (iii) a maioria das publicações é feita em congressos; (iv) não necessariamente o professor que mais orienta é o que mais produz pesquisas; (v) e existe um alinhamento de 61% quanto à orientação de monografias e as publicações científicas dos docentes que orientaram nos anos de 2008 e 2009 do Curso de Ciências Contábeis da UFSC, o que caracteriza que estes docentes estão capacitados para auxiliar os discentes por meio de apoio e orientação ao mesmo. Capacidade na qual compreende habilidades e competência, que levam em consideração a disseminação pública do conhecimento do professor através da sua produção científica.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127030
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis294047.pdf 458.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar